Categories: AppsMobilidade

Melhor gestão de aplicações pode gerar economia de até 37%

O estudo, que analisou 67 mil aplicações de empresas multinacionais de 13 setores, contém mais de um milhão de pontos de dados, abrangendo mais de cem portfólios de todos os setores. Esses dados reúnem fatos objetivos, derivados da experiência da Capgemini na entrega para seus clientes.

O relatório “Best Practices for Mastering IT Performance” (Melhores práticas para dominar a performance de TI, em Português) da Capgemini, aponta que o uso das melhores práticas contribui de forma significativa para a redução dos custos nas áreas de gestão da demanda (15%), gestão do portfólio de aplicações (4%) e modelos operacionais de entrega de serviços de TI (18%).

As informações do relatório foram analisadas por meio de técnicas de análise (analytics) e big data para identificar a segmentação, correlação entre os dados, melhores práticas e os principais fatores por trás das melhores organizações.

A pesquisa envolveu o uso do modelo de maturidade da TI, que avaliou até que ponto a TI contribui para a redução dos custos nas empresas e qual valor gera para o negócio como um todo. Foram consideradas as melhores da categoria aquelas organizações que obtiveram sucesso em ambos os critérios.

Principais resultados do relatório:

  • Adotar as melhores práticas na qualidade da procura pode gerar uma redução de até 5% dos custos operacionais gerais da empresa e a qualidade da definição de soluções poderia reduzir os custos em até 10%.
  • 76% das organizações “best-in-class” beneficiam da boa qualidade da procura, contra 50% das demais organizações. 80% das operações críticas das melhores organizações beneficiam da boa qualidade da procura, benefício desfrutado por apenas 48% das demais organizações. Isso significa que nessas organizações as aplicações críticas são mais adequadas para atender às necessidades do negócio, além de mais fáceis e baratas para operar e manter.
  • O principal benefício da área de gestão do portfólio de aplicações está relacionado à mitigação dos riscos, que gera uma economia estimada de 4% do custo total de propriedade, além da gestão de todo o processo de desenvolvimento de pequenas aplicações.
  • O modelo operacional combina todos os diferenciais relacionados à área de TI. Nas melhores empresas, a industrialização é um elemento central e a economia gerada com a implantação de melhores práticas é de, aproximadamente, 18%.
Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago