Melhores CIOs portugueses revelados a 1 de março em Lisboa

O evento anual CIODAY vai regressar a Lisboa a 1 de março para eleger os três melhores CIO portugueses nas áreas de Sector Público, Grandes Empresas e Pequenas e Médias Empresas.

A distinção é promovida pela CIONET, uma comunidade com quase seis mil diretores de informação e tecnologia na Europa. O evento realiza-se na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, e a ideia é destacar os CIOs portugueses que mais se destacaram em 2015. Os vencedores irão depois representar Portugal no European CIO of the Year 2016, a versão internacional deste evento.

“Este prémio anual de eleição tem vindo a ganhar cada vez mais relevância no panorama nacional e no cenário europeu, e só podemos estar orgulhosos desse facto”, congratula-se Rui Serapicos, diretor geral da CIONET Portugal. O responsável diz que o impacto aqui não é apenas para os vencedores e as suas empresas, “mas também para reforçar a posição que Portugal tem vindo a assumir junto da Comissão Europeia no desenvolvimento de novas estratégias.”

As candidaturas ao prémio foram abertas em novembro do ano passado e apenas meia dúzia de candidatos passaram a finalistas. Eles são:

  • Alexandre Ramos, diretor de Tecnologias de Informação da Lusitânia Seguros
  • Ana Neves, diretora do departamento Information Society da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • David Alves, Chief Information Officer da SONAE
  • João Figueiredo, Chief Information Officer da Santa Casa da Misericórdia do Porto
  • João Mota Lopes, vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Informática
  • Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela.

A cerimónia irá incluir uma apresentação de Raúl Carvalho das Neves, COO do Grupo Impresa, que venceu no ano passado na categoria de Processos. O executivo vai falar sobre o tema “The CIO/CXO Vision.”

Também estarão presentes o consultor da Egon Zehnder Paulo Simões, que irá falar à audiência sobre o CIO do Futuro e Miguel Santo Amaro, fundador da Uniplaces, que irá debater o tema “Startups – Fast Growing Businesses.” O diretor geral da CIONET Portugal, Rui Serapicos, será o apresentador dos projetos dos candidatos finalistas.

A iniciativa da CIONET visa “sensibilizar a comunidade para as mudanças no papel que os CIOs têm nas suas organizações e premiar os melhores executivos de acordo com o valor de negócio gerado pelos projetos implementados.”