Mercados internacionais já são 51% das receitas publiciárias do Facebook

A plataforma de publicidade comercial do Facebook gerou mais receitas nos mercados externos do que nos Estados Unidos, durante o primeiro trimestre deste ano.

A empresa indica que exatamente 51% da totalidade das vendas globais de publicidade nos três primeiros meses do ano vieram de fora dos EUA, o maior mercado publicitário do mundo. O crescimento na Ásia foi observado como o mais rápido pela companhia, com 57% das receitas internacionais.

Durante apresentação de resultados trimestrais à imprensa dos EUA durante esta semana, os executivos apresentaram pela primeira vez detalhes percentuais divididos por região e com o crescimento da empresa em cada localidade. Esta foi também a primeira vez que as vendas de anúncios fora dos Estados Unidos e do Canadá foram superiores às geradas nestes dois mercados, que somam 49% de todas as receitas com a plataforma publicitária.

Assim como os anunciantes, a rede social começa a olhar com mais atenção para mercados internacionais, que podem ser ampliados em até 5 vezes nos próximos cinco anos, segundo estimativas da própria empresa.

“Os próximos mil milhões de consumidores virão de países na Ásia, Médio Oriente e África, fora do eixo Américas-Europa”, afirmou a vice-presidente global de soluções de marketing do Facebook, Carolyn Everson.

O total de receitas publicitárias no trimestre aumentou 46% em toda a operação e alcançou receitas de 3,3 mil milhões de dólares, ou seja, quase 90% dos 3,5 mil milhões faturados pelo Facebook no período.

Cerca de 1,7 mil milhões de dólares das receitas publicitárias (51 por cento do total) advieram dos mercados externos. Já os ganhos com publicidade no exterior subiram 36% numa comparação anual, conforme os dados da própria companhia. Enquanto a Europa cresce mais devagar a par dos Estados Unidos, a região da Ásia-Pacífico está à frente de todas as localidades continentais e deve ser o novo foco principal das ações de marketing da rede social.

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil

Amauri Vargas

É repórter especializado em TI e Telecom há pouco mais de um ano, mas gosta do assunto há bastante tempo. Com passagens por redações como a do Jornal DCI e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), já foi redator de economia e negócios da Agência Estado e Social Media de uma multinacional de RH. Não dispensa cafézinho com uma fonte e confia em qualquer encontro no qual descubra algo novo, mesmo que não seja exatamente o que procurava a princípio.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago