Categories: CloudVirtualização

Microsoft e Google dominam email empresarial na nuvem

A consultora sublinha que este ainda é um mercado muito incipiente: apenas 13% das organizações cotadas globalmente usa serviços de email na nuvem fornecido por uma das duas grandes fornecedoras, Microsoft e Google. O estudo da Gartner abrange 40 mil empresas cotadas em todo mundo.

Tal como os resultados trimestrais da Microsoft mostram, a tecnológica de Redmond domina nesta fase embrionária: 8,5% das empresas cotadas usam o serviço de email do Office 365, enquanto a Google serve 4,7% das organizações com o Apps for Work. Os restantes 87% das empresas ainda têm servidores de email localizados nas suas instalações, sistemas híbridos ou serviços de cloud privada geridos por fornecedores de nicho.

“Embora ainda estejamos no início da adesão de email na nuvem, tanto a Microsoft como a Google alcançaram uma tração significativa entre empresas de diferentes tamanhos, indústrias e geografias”, comenta o analista Nikos Drakos, vice presidente de pesquisa da Gartner. “As empresas que estão a considerar o email na nuvem devem questionar a assunção de que o email na nuvem pública não é apropriado para a sua região, tamanho ou indústria”, sublinha. “A nossa pesquisa sugere que muitas organizações diversificadas já estão a usar email na nuvem, e o número está a crescer rapidamente.”

Grandes empresas preferem Microsoft

Um indicador interessante é o tipo de sectores que as duas principais fornecedoras estão a conquistar. A consultora explicita que a Microsoft tem vantagem na maioria das indústrias, mas em particular naquelas que têm forte regulação – como as utilities, energia e aeroespacial. Já a Google está a conseguir adiantar-se em segmentos com menos concorrência e regulação, tais como a publicação de software, retalho, publicidade, média, educação, produtos de consumo, alimentação e bebidas e viagens.

“Entre as cotadas que usam email baseado na nuvem, a Microsoft é mais popular nas grandes empresas e tem mais de 80% de quota nas organizações que usam este email e faturam acima de 10 mil milhões”, diz o analista Jeffrey Mann. “A popularidade da Google é maior entre as empresas mais pequenas, aproximando-se de 50% de quota das empresas com receitas abaixo dos 50 milhões.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago