Microsoft recicla endereços de e-mail do Outlook

As regras de utilização do Outlook.com define que ao fim de 270 dias sem aceder a uma conta, a Microsoft tem o direito de eliminar os dados dos utilizadores e suspender o acesso a essas mesmas contas. Não está escrito que a Microsoft pode reciclar os endereços de e-mail dos utilizadores e isso está a acontecer.

Outlook LeadA prática de recuperação de endereços de e-mail é feita pela quase totalidade dos serviços de e-mail e a Microsoft também já o fez no passado com o Hotmail.

O problema, agora, está no facto de a Microsoft não ter em qualquer parte do seu Contrato de Serviços do Outlook qualquer referência a esta possibilidade, estando apenas descrito que os utilizadores necessitam que seja feito um acesso a cada 270 dias.

A informação que foi veiculada pela própria Microsoft revela que a empresa está a colocar disponíveis esses endereços de e-mail para serem reutilizados por novos utilizadores sem que os anteriores sejam alertados para esta situação.

São várias as questões de segurança que podem ser levantadas por esta prática e é aqui que assentam as queixas dos utilizadores.

Qualquer serviço que assente nesses endereços de e-mail pode ser novamente recuperado caso o novo detentor assim o pretenda. Existe ainda a possibilidade de os novos utilizadores receberem mensagens dirigidas aos destinatários “originais”.

A Microsoft não faz referência explicita à possibilidade de poder reciclar os e-mails nem alertou os utilizadores para a reciclagem dos endereços de e-mail.