Ministério da Saúde junta-se à Samsung

O Ministério da Saúde português assina, hoje, um acordo com a Samsung com o objetivo de firmar uma colaboração para o desenvolvimento de vários projetos. Um deles consiste na criação de um evento anual, o Innovation Health Day, pensado para a promoção da inovação tecnológica na saúde.

TI Saúde

A Innovation Clinic será o resultado da parceria entre os serviços partilhados do Ministério da Saúde português e a Samsung, uma tentativa de desenvolver projetos ligados à inovação tecnológica aplicada às várias áreas da saúde. O acordo é assinado, hoje, e vai contar com a presença dos secretários de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, e da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa.

Um dos objetivos é a criação do Innovation Health Day, um evento anual dedicado à apresentação  e discussão de projetos relacionados com as tecnologias na saúde e aberto a parceiros do setor. A promoção do debate de novas soluções é um dos pontos principais deste acordo.

A parceria inclui ainda o desenvolvimento de projetos de saúde digital mais concretos, como a criação de dispositivos wearable que podem facilitar os procedimentos clínicos tanto para os profissionais como para os pacientes. A Smart School é outra iniciativa também prevista e que foi apresentada, recentemente, na escola do Serviço de Pediatria do Hospital de São João do Porto.

A formação é também uma preocupação e vão, por isso, ser promovidos estágios nos serviços técnicos TICS. Para além disso, propõem atualizar os sistemas de informação e promover a utilização de aplicações móveis em contexto médico.