Multicert “trata” da saúde à Grécia

A Multicert, empresa portuguesa especialista em certificação e segurança digital, está a desenvolver um sistema que vai modernizar o sistema de saúde grego, avançou a empresa em comunicado de imprensa.

multi

“Com a tecnologia da Multicert, o processo de prescrição de receitas vai tornar-se totalmente digital, permitindo também um cruzamento de dados entre as receitas prescritas pelos médicos e os medicamentos vendidos pelas farmácias”.

De acordo com Jorge Alcobia, diretor geral da Multicert, “a Multicert está a expandir o negócio e a levar o seu know-how além-fronteiras. A modernização do processo de prescrição de receitas que vai acontecer na Grécia será um importante passo no desenvolvimento tecnológico do país e do seu sistema de saúde e a Multicert ficará associada a esse novo rumo”.

O projeto, encomendado pela empresa grega Byte Computer, vai envolver perto de 40 mil médicos, 10 mil farmacêuticos e 300 mil prescrições diárias. “Isto equivale a um número de médicos e de farmacêuticos quase idêntico à totalidade verificada em Portugal e a cerca do dobro das receitas prescritas diariamente no nosso país”, explica a empresa no comunicado.

As receitas médicas passam a ser desmaterializadas através de um sistema digital prático e seguro. Os médicos prescrevem a receita em formato digital e assinam através de um certificado digital, também fornecido pela Multicert. No ato da venda, o farmacêutico contra-assina a receita digital com o seu certificado. Deixa, assim, de haver recurso ao papel em todo o processo e garante-se um eficaz cruzamento de dados entre as receitas prescritas pelos médicos e os medicamentos vendidos pelas farmacêuticas.