MWC 2015: EE adota small cells da Cisco

 A Cisco vai fornecer smalls cells à EE para potenciar a sua cobertura no interior de edifícios. A fabricante de soluções de rede também vai disponibilizar às operadoras o software Mobility IQ, que permite monitorizar e analisar a performance das suas redes 3G, 4G e Wi-Fi.

Radio station

As small cells da Cisco, conta o website TechWeek Europe, vão aprimorar a cobertura das redes móveis interiores dos clientes corporativos da operadora britânica EE.

Consta que estas small cells amplificam a capacidade de cobertura das redes móveis em áreas muito movimentadas ou dentro de edifícios. Esta otimização é conseguida recorrendo a um espectro que, embora seja de curto alcance, tem uma alta capacidade. Estes aparelhos são associados a redes de banda larga fixas, mas utilizam tecnologia de rádio 3G ou 4G, em vez Wi-Fi.

No decorrer do Mobile World Congress, em Barcelona, a britânica EE e a Cisco afirmaram que as small cells são soluções adaptáveis a negócios de todas as dimensões, considerando a sua fácil instalação e integração nas redes já existentes.

O diretor de produto da EE, Rakesh Murria, citado pelo website, disse que a solução de small cells da Cisco vai permitir à operadora reforçar a sua estratégia de crescimento no mercado das telecomunicações.

Por seu lado, o vice-presidente e diretor-geral do negócio de small cells da Cisco, Scott Morrison, afirmou que esta solução pode ser integrada em todos os tipos de edifícios e que permitirá à EE oferecer aos seus clientes serviços melhorados.

A Cisco acredita que o tráfego móvel em 2020 será dez vezes superior ao dos dias de hoje, o que a leva a dizer que as small cells serão uma tecnologia essencial para dar resposta a este crescimento. Também as femtocells e soluções de Voice-over-Wi-Fi (comunicações através de Wi-Fi), disse a Cisco, serão alternativas a ter em consideração.

A Mobility IQ é uma solução baseada em cloud que possibilita que as operadoras monitorizem o desempenho das suas redes e o tráfego que nelas corre, podendo ainda tirar tendências de utilização indoor de dispositivos móveis e em redes empresariais.