Categories: Negócios

MWC | Fiat Chrysler e Accenture lançam configurador de realidade aumentada

As duas empresas demonstraram o protótipo desta “aplicação imersiva de venda automóvel”, desenvolvida pela Accenture Digital usando como ferramenta o kit de desenvolvimento Projeto Tango, da Google. “O protótipo demonstra como a realidade aumentada pode revolucionar a experiência dos consumidores, ao permitir-lhes visualizar e interagir com uma versão virtual, em tamanho real, do objeto, neste caso de um automóvel, que estejam a pensar adquirir.

A solução funciona através de um dispositivo móvel, um sensor e um detetor de movimento. Os utilizadores visualizam o exterior e o interior do carro e podem configura-lo em tamanho real. Na demo preparada pela Accenture, o potencial comprador pode abrir as portas para ver o interior e alterar as cores e os estilos dos painéis com toques no ecrã do dispositivo.

O primeiro smartphone do Projeto Tango é da Lenovo e vai ser lançado no verão de 2016. A tecnologia cria uma nova percepção espacial nos aparelhos Android, com visualização avançada, processamento de imagem melhorado e sensores de visualização. Um smartphone com o Projeto Tango regista o ambiente a 360º, emulando a visualização de uma pessoa na vida real. No protótipo da Accenture, a visualização do carro “move-se” com o utilizador.

“O Projeto Tango é uma tecnologia nova e única, criada para se tornar uma funcionalidade standard da próxima geração de dispositivos móveis”, disse Matteo Aliberti, diretor de inovação da Accenture Interactive para a Europa, África e América Latina). “A Accenture tem vindo a experimentar o Projeto Tango desde o seu desenvolvimento inicial, criando uma gama de potenciais aplicações, incluindo esta para a indústria automóvel.”

Os utilizadores da solução de configuração da Fiat Chrysler poderão andar à volta do carro com  tamanho real. A construtora diz ser a primeira a usar este tipo de configuração e que os já existentes são “muito simples.”

Luca Menticcia, diretor da área automóvel na Accenture, refere que a marca acredita numa adesão rápida dos vendedores e consumidores a este novo formato, “à medida que os novos dispositivos estejam disponíveis, tirando partido da capacidade de visualização a 360º, para criar esta experiência única.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

2 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

3 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

5 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago