MWC | Intel diz que 5G será a chave para a revolução IoT

“Milhares de milhões de aparelhos cada vez mais inteligentes e conectados, dispositivos personalizados e ricos em dados, e aplicações na nuvem estão a impulsionar a necessidade de redes mais inteligentes e poderosas”, afirmou a vice-presidente do grupo de dispositivos e comunicações da Intel, Aicha Evans. “A transição para o 5G junta as comunicações e a computação e é uma mudança fundamental para a indústria”, continuou, sublinhando a importância que terá para a visão futura da Internet das Coisas.

Noutro painel, o CEO Brian Kzarnich deu um exemplo daquilo que o 5G vai possibilitar: milhões de drones a voar em baixa altitude, prontos a revolucionar a entrega de encomendas e outras funções. O executivo referiu que a rede 4G não tem a estabilidade e velocidade necessárias para suster um desempenho fiável dos drones do futuro. “O drone tem de estar ligado em todos os momentos. Para causar uma disrupção na forma como as encomendas são entregues, temos de ter 5G.”

E quem diz drones diz todas as outras coisas que se preparam para estar ‘always on’, como referiu Aicha Evans. “Isto não é para smartphones e tablets. Isto é para os aparelhos do futuro”, indicou a responsável.

Na vaga que trouxe o 4G/LTE para o mercado, a Intel perdeu a carruagem – tal como aconteceu nos próprios dispositivos móveis, que muito raramente têm “Intel Inside”. No caso da rede, a empresa apostou no WiMAX (usado em Portugal, por exemplo, pela Zapp em parceria com a ZTE, pela Compta, Alcatel-Lucent, etc.). A tecnologia criada há quinze anos acabou por não vingar como nova geração móvel dominante, e agora a Intel quer ter a certeza que está no caminho certo.

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

2 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

3 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

6 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago