Categories: Segurança

NEC aprimora solução de videovigilância baseada em biometria

Acoplado aos sistemas de vigilância por vídeo existentes, o NeoFace Watch procura correspondências entre as faces detetadas e as que constam de uma lista previamente elaborada. Aquando de um resultado positivo, é emitido um alerta que visa mobilizar as forças de segurança.

A NEC afirma que testes independentes revelaram que o NeoFace Watch é o sistema de videovigilância melhor capacitado para lidar com imagens de fraca qualidade, “ou com as variações nas faces decorrentes do envelhecimento, da etnia ou do ângulo de filmagem”. A tecnologia do software, pela terceira vez consecutiva, foi distinguida pelo seu desempenho no âmbito do Face Recognition Vendor Test 2014, avaliação levada a cabo pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia do governo norte-americano.

O NeoFace Watch, como explica a NEC, recolhe imagens em tempo real, determina as zonas que faciais que mais distinguem os rostos – como a estrutura da cavidade ocular, o nariz e o queixo – e, posteriormente, recorre a funcionalidades avançadas de reconhecimento facial para identificar a pessoa em questão.

Diz a empresa que o busílis do NeoFace Watch reside na sua capacidade de extrair resultados positivos mesmo quando as imagens têm resolução tão baixa como 24 pixéis entre os olhos da pessoa. “Este facto faz com que o NeoFace Watch seja considerado uma mais-valia essencial em cidades com vários tipos de sistemas de câmaras instalados. A aplicação é baseada na web com uma interface de utilização muito intuitiva”, explica a NEC.

O NeoFace Watch está já operacional nas regiões EMEA e Ásia-Pacífico e nas Américas.

“A nossa velocidade de reconhecimento facial e a precisão na obtenção de correspondências não têm comparação no mercado e conseguimos facilmente demonstrar que o NeoFace Watch consegue lidar melhor e mais rapidamente com imagens de fraca qualidade do que qualquer outro sistema”, comenta Chris da Silva, diretor do negócio de soluções de reconhecimento facial da NEC. O executivo acrescenta que o portfólio de soluções de segurança pública da NEC, área na qual assume o cargo de vice-presidente, é composto por biométrica multimodal, tecnologia de cibersegurança e de análise comportamental.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago