Categories: GestãoResultados

Receitas da HTC caem para metade face ao segundo trimestre de 2014

As fracas vendas de smartphones registadas este ano pela empresa já faziam antever este desempenho, que não seguiu a tendência do primeiro trimestre, em que as receitas cresceram 25 por cento em relação ao período homólogo de 2014.

No segundo trimestre deste ano, o total de receitas apurado foi de 1,07 mil milhões de dólares, que, quando comparado com o as receitas de igual período de 2014 – 2,11 mil milhões de dólares-, mostra a situação crítica em que se encontra a HTC.

Quando olhamos para o lucro obtido no período, o cenário torna-se mais agradável. A companhia reportou um resultado líquido antes de impostos de 261 milhões de dólares no trimestre findo em junho, um aumento significativo em relação ao mesmo valor de 2014, que ficou pelos 73 milhões de dólares. De acordo com o Wall Street Journal, este crescimento deveu-se a uma redução de custos, alavancada pelo outsourcing de parte da produção industrial da HTC.

Em abril de 2015, o alarme já tinha disparado com a notícia de uma procura pouco expressiva do novo modelo One M9. A falta de diferenciação em relação ao modelo predecessor, o One M8, a baixa qualidade da câmara e problemas relacionados com o processador Qualcomm Snapdragon 810 têm sido os motivos que afastam o público deste dispositivo.

No mês passado, a empresa taiwanesa teve mesmo de retificar o valor antecipado das receitas, que inicialmente apontava para números entre os 1,49 a 1,65 mil milhões de dólares. A previsão corrigida avançava então com um total de receitas entre os 1,07 a 1,16 mil milhões.

As perdas relativas ao segundo trimestre deste ano estão em consonância com as expectativas. Em junho, esperava-se um lucro por ação negativo a rondar os 0,31 dólares, o que se veio a verificar.

Teresa Sousa

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Vive dividida entre a criatividade das letras e a precisão dos números. Foi por isso que ingressou nos cursos de Jornalismo e Gestão quase ao mesmo tempo. Mas é no primeiro que quer juntar o melhor dos dois mundos.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago