NEC lança servidor de rede compatível com LoRaWAN

A empresa anunciou a comercialização global de um novo servidor de rede conforme com LoRaWAN (Long Range WAN), uma nova tecnologia de comunicação sem fios, e também com LPWA (Low Power Wide Area), que permite criar redes WAN com baixo consumo de energia.

O novo servidor executa controlo de ID, controlo de taxa de dados e alocação de canal para sensores conformes com LoRaWAN através de um gateway LoRaWAN e medeia também o processamento de dados de cada sensor para o servidor aplicacional.

Para além disso, como o servidor de rede LoRa permite realizar o controlo flexível de múltiplas instalações (multi-tenant) e múltiplos dispositivos, assegurando uma grande variedade de formatos de provisionamento de serviços utilizados por operadoras de comunicação, ele faculta a capacidade de fornecer serviços de rede LoRaWAN a numerosas empresas e prestadores de serviços.

Por outro lado, a sua capacidade WebAPI torna-o interoperável com uma ampla gama de aplicações de serviços que utilizam LoRa. Isto facilita a utilização dos dados recolhidos dos sensores.

Como se espera que no futuro haja uma grande variedade de sensores ligados através de redes, é também expectável que a tecnologia LoRa venha a ser amplamente utilizada como tecnologia de comunicação IoT dado permitir um consumo reduzido de energia na recolha de informação.

“Este novo servidor permite que novos serviços IoT sejam fornecidos de uma forma flexível a operadoras de telecomunicações em combinação com gateways e dispositivos finais”, disse Shigeru Okuya, Vice-Presidente da NEC Corporation.

“A NEC pretende fornecer soluções compatíveis com LoRaWAN para empresas de todo o mundo nos próximos anos, por forma a acelerar a criação de novos serviços IoT e assim melhorar a conveniência do utilizador”, acrescenta o executivo.

A NEC começa este mês a fornecer os novos produtos aos operadores de comunicação.