Categories: Negócios

Nintendo reduz previsões de lucros para metade

A fabricante japonesa reduziu para sensivelmente metade as previsões de lucros líquidos para o ano fiscal, de 35 para 17 mil milhões de yen, ou de 282 para 137 milhões de euros. Os motivos para este desaire financeiro da Nintendo são dois: o fortalecimento da moeda nipónica face ao dólar e ao euro, o que enfraquece o peso das suas vendas fora do Japão – dois terços do total – e as vendas mais fracas que o esperado da consola portátil 3DS e da Wii U. Esta última já tinha tido um desempenho fraco no Natal, com apenas 1,87 milhões de unidades vendidas.

O sucesso dos jogos Splatoon e Super Mario Maker, anunciados na feira E3 em junho do ano passado, revitalizaram o negócio Wii U mas não foram suficientes para compensar as quebras. Por outro lado, ainda está por lançar a primeira aventura da Nintendo nos smartphones, Miitomo, que foi adiada para março e não tem dia certo de lançamento.

O que surpreendeu o mercado foi uma comunicação de cinco minutos sobre o lançamento de dois novos títulos Pokémon para a 3DS, “Sun” e “Moon”, que serão lançados a tempo da temporada natalícia de 2016. É que os planos para a nova geração de consolas domésticas ainda não foram oficializados, mas espera-se que a NX, que irá substituir a Wii U, seja lançada ou no verão ou no Natal deste ano.

A valorização do yen enquadra-se num cenário macroeconómico cheio de incertezas, entre o abrandamento do crescimento da China, a quebra expressiva do preço do petróleo e a instabilidade na zona Euro. Desde o ano passado, o yen já valorizou cerca de 15% contra o dólar.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago