Depois de uma longa história no mercado móvel, a Nokia deixa de vender equipamentos Symbian ainda este Verão.
A Symbian foi criada na década de 80 pela Psion e durante duas décadas acompanhou a sua principal apoiante, até que esta decidiu abandonar a plataforma.
Em conjunto com outras grandes empresas como a Motorola e Ericson, a Psion criou a Symbian em 1998 e neste mesmo ano formalizou-se esta ligação Symbian e Nokia que em 2008 afirma o controlo total da empresa.
Foi o primeiro sistema operativo de relevo para dispositivos móveis, mas foi perdendo apoios ao longo do tempo com a abertura de novas concorrências.
O percurso da plataforma no mercado começou a ser abalado depois do lançamento do iPhone e do iOs assim como o surgimento do Android.
Como mudança de estratégia, a Nokia utilizou o Windows Phone como plataforma de referência para smartphones juntando a Microsoft.
Esta parceria não só afastou ainda mais a Symbian do mercado como também significou o fim da linha para outras apostas da Nokia.
Em Outubro do ano passado a Nokia apenas vendeu 2,2 milhões de smartphones com o Symbian, enquanto que no mesmo período vendia 4,4 milhões de unidades de telemóveis inteligentes com o Windows Phone.
A Nokia revela que leva 22 meses a colocar um smartphone no mercado enquanto que o mesmo processo com Windows Phone leva menos de um ano, daí justificar o abandono.
A fabricante de telemóveis finlandesa em conjunto com o primeiro grande sistema operativo móvel do mercado deixaram equipamentos que fizeram história na relação que os uniu durante anos, entre eles Nokia Communicator 9210, Nokia 7650, Nokia 7710, Nokia N70 fechando com o equipamento que encerra o reinado da Symbian na Nokia, PureVieu 800.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…