NOS utiliza tecnologia Cisco em serviços de vídeo e banda larga

A NOS está a utilizar a tecnologia Cisco para permitir a implementação eficiente de serviços de vídeo e banda larga (DOCSIS) através de uma infraestrutura de acesso única que visa garantir a utilização otimizada da rede, ao mesmo tempo que reduz as despesas operacionais.

De acordo com um relatório da Ovum, menos de um ano depois do seu lançamento, 94% dos subscritores da NOS Iris estão a utilizar de forma ativa os serviços de cloud vídeo adicionais, o que, em conjunto com o crescimento do tráfego de Internet, criou um aumento de pressão na infraestrutura de banda larga e a necessidade de uma abordagem flexível da rede.

A Converged Cable Access Platform (CCAP) da Cisco pretende dar resposta a este desafio e garantir simplicidade operacional, velocidade de serviço e escalabilidade ao negócio de cabo da NOS. Assim, através da convergência de banda larga e serviços de vídeo, a NOS será capaz de transferir capacidade entre vídeo e DOCSIS apenas através do ajustamento do software de orquestração – ativado pela Cisco ESP e pela programabilidade da CCAP da Cisco.

Com o apoio de múltiplos formatos de segurança para vídeo, a solução permitirá à NOS garantir o fornecimento seguro de conteúdos VOD através IP, em linha com o padrão DVB em toda a plataforma CCAP da Cisco.

A implementação assegurará à NOS a simplicidade operacional apenas com a utilização de um conector físico único para DOCSIS e serviços de vídeo oferecidos ao utilizador final. Refira-se que a implementação inclui a uBR10K, a 3G60, a RF Gateway 10 e o cartão DS384.

“Temos vindo a crescer de forma consistente na nossa oferta de serviços vídeo através da plataforma IP desde o lançamento da nossa plataforma Iris, o que, por sua vez, aumentou a pressão sobre a nossa rede de acesso à banda larga. Através da convergência de ambos, estamos a garantir que podemos investir na capacidade correta, no sítio e no timing correto. A solução CCAP da Cisco provou que nos garante a eficiência operacional que necessitamos, permitindo-nos continuar a oferecer experiências inovadoras aos nossos subscritores”, destaca Miguel Veiga Martins, CTO da NOS.

“A NOS é pioneira na indústria de cabo e já demonstrou amplamente os benefícios da inovação no serviço para a retenção dos clientes e crescimento de receitas em mercados desafiantes. Esta implementação é um testemunho do sucesso dos serviços da NOS e irá fornecer-lhes ainda maior flexibilidade para inovar no futuro”, refere Yves Padrines, Vice-Presidente e Responsável de Fornecedores de Vídeo da Cisco para a Europa, Médio Oriente, África e Rússia.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago