Nova IMS e AICEP juntos nas Smart Cities

O protocolo de cooperação tem em vista o desenvolvimento de diversas iniciativas sob a temática das Cidades e Regiões Inteligentes.

Portugal é hoje um player global em inovação, investimento e atração de talentos, e, num cenário de empreendedorismo em expansão, o país tem também apostado na pesquisa e na inovação em torno da construção das cidades inteligentes e sustentáveis, em termos estratégicos.

Nesse sentido, a AICEP juntou-se à Nova IMS na assinatura de um protocolo de cooperação, tendo em vista o desenvolvimento de diversas iniciativas sob a temática das Cidades e Regiões Inteligentes.

A AICEP tem por objeto o desenvolvimento e a execução de políticas estruturantes e de apoio à internacionalização da economia portuguesa, englobando a promoção das condições propícias à captação, realização e acompanhamento de projetos de investimento.

Para Miguel de Castro Neto, subdiretor da NOVA IMS, “existe benefício mútuo numa ainda maior aproximação entre as duas instituições, com a consequente troca de informação e de experiências. Isto é ainda mais relevante tendo em vista a mais-valia criada pela consolidação de conhecimento teórico e prático na nossa sociedade, em especial no âmbito da temática das Cidades e Regiões Inteligentes”.

Luís Castro Henriques, Presidente do Conselho de Administração da AICEP,  refere que “é muito importante haver uma estreita colaboração entre o mundo universitário e a realidade das empresas, aproximando o sistema científico à indústria como garante da competitividade nacional”.

Na sequência deste protocolo, a AICEP passa a considerar o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab da NOVA IMS como um parceiro das iniciativas que organizar na área das cidades e regiões inteligentes e sustentáveis, para além de participar nas atividades de ensino e investigação na área das cidades e regiões inteligentes e sustentáveis desenvolvidas pela Nova IMS.

No âmbito desta parceria, a NOVA IMS vai igualmente manter a AICEP informada sobre os projetos, produtos e iniciativas que vier a desenvolver na área das cidades e regiões inteligentes e sustentáveis, para além de convidar aquela instituição a participar nos seminários tecnológicos e de investigação sobre tecnologias, produtos e serviços que vier a desenvolver na área das cidades e regiões inteligentes e sustentáveis.