Nova solução SDN da Extreme Networks integra controlador ODL

A Extreme Networks anunciou uma nova evolução da sua solução SDN para integrar na mesma o controlador OpenDaylight (ODL), com o qual pretende proporcionar aos seus clientes uma plataforma de rede definida por software (SDN) mais robusta e completa, incluindo agora novas capacidades de gestão de rede, controlo de acesso à rede, informações analíticas de aplicações em rede e mais capacidades wireless.

SDN 3

Com esta evolução da sua plataforma SDN, a Extreme Networks procura facilitar ao cliente a migração para arquiteturas SDN, permitindo a evolução da rede sem necessidade de realizar atualizações dispendiosas e protegendo, assim, os investimentos já realizados em infraestrutura de rede.

A abordagem do fabricante visa preservar a integridade das APIs abertas proporcionadas pela comunidade ODL, ao mesmo tempo que quer ampliar as capacidades da plataforma SDN quanto à orquestração de serviços para o data center, automatização e aprovisionamento de toda a rede, a partir de uma consola unificada.

Esta plataforma SDN da Extreme Networks quer proporcionar APIs abertas e baseadas em standards, tanto orientadas para a interface entre as camadas superiores do modelo (northbound) como para a interface entre as camadas inferiores (southbound) da arquitetura SDN, assim como suporte para controladores baseados em OpenStack e OpenFlow, respetivamente. Isto permitirá ao cliente fazer frente aos desafios que representa a implementação de SDN e poder realizar o aprovisionamento de rede, automatização e orquestração de serviços no data center.

A Extreme Networks oferece agora uma API baseada em OpenDaylight, assim como um kit de desenvolvimento de software (SDK) e uma comunidade de developers, o que permitirá ao cliente evoluir a sua rede para poder fazer frente aos novos desafios em termos de segurança, convergência ou mobilidade.

Para fomentar a inovação dentro do mercado SDN, a Extreme Networks, em colaboração com a US Ignite, lançou o Extreme Networks SDN Innovation Challenge. Esta iniciativa premiará o desenvolvimento de aplicações que aproveitem as capacidades da plataforma SDN da Extreme Networks para inovar em tecnologias de rede. Este convite está aberto a estudantes universitários (apenas dos Estados Unidos) e membros da US Ignite. A iniciativa arranca em Setembro deste ano e termina em Maio de 2015.