Categories: EmpresasNegócios

Novabase com quebra nas vendas e lucros

A tecnológica portuguesa reportou um volume total de 105,7 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2016, ligeiramente abaixo do guidance anual. Os lucros líquidos foram de 2,8 milhões de euros, “refletindo, via interesses não controlados, o desempenho positivo das operações internacionais”, disse o CEO da Novabase Luís Salvado.

O principal impacto veio da descontinuação das ofertas de menor valor acrescentado e da política de limitação da exposição da empresa nalguns mercados. “Os resultados do primeiro semestre estão em linha com as orientações estratégicas definidas para 2016. As operações na Europa mantiveram o crescimento e representam 57% da atividade internacional, sendo que 60% do negócio de Business Solutions é já não doméstico”, sublinhou o CEO no comunicado de resultados. Neste segmento de Business Solutions, a rentabilidade foi pressionada pelo mercado nacional: aumentou 15% lá fora mas a subida total ficou nos 4%.

No caso de Infrastructures & Managed Services, houve uma quebra de 19% no volume de negócios mas uma melhoria de 12% na rentabilidade, devido à “maior incorporação de serviços e a aposta em soluções mais diferenciadas”, destacou Salvado.

Neste semestre, a Novabase aumentou os quadros, contratando mais 57 pessoas tanto em Portugal como no estrangeiro. A empresa tem agora 2447 colaboradores. 

“No segundo semestre vamos reforçar as restrições à atividade nas geografias com maior pressão de desvalorização cambial, mantendo a internacionalização como a nossa primeira prioridade”, indicou o CEO da Novabase. “Apesar dos novos riscos e incertezas que têm surgido nos mercados internacionais, continuamos empenhados no cumprimento das metas que traçámos para o ano.”

As perspetivas para 2016 são de volume de negócios nos 215 milhões de euros, 45% dos quais originados fora de Portugal e EBITDA entre os 14 e 17 milhões de euros.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago