NXP compra Freescale e reforça negócio de chips

A fabricante de chips NXP Semiconductors vai comprar a Freescale, uma empresa mais pequena que se ocupa também da produção destes componentes eletrónicos. A fusão das operações deverá dar origem a uma empresa com um valor de mercado superior a 40 mil milhões de dólares.

computer-28

As empresas de semicondutores têm procurado muscular as suas capacidades de produção para poderem otimizar as suas repostas à exigências dos seus clientes, nomeadamente das fabricantes de dispositivos móveis, que cada vez mais apostam em chips de alta eficiência e que possam suportar um maior e mais veloz tráfego de dados.

Os investidores da Freescale, avançou a Reuters, receberão 6,25 dólares e 0,3521 ações da NXP por cada ação da empresa comprada. Assim, a aquisição coloca uma etiqueta de 11,8 mil milhões de dólares na Freescale.

Espera-se que o negócio esteja concluído no segundo semestre de 2015, altura em que os shareholders da Freescale deverão poder deitar a mão a cerca de 32 por cento da empresa resultante do negócio.

A holandesa NXP conseguiu em 2014 embolsar 5,7 mil milhões de dólares em receitas, ao passo que a homóloga Freescale, sediada no estado do Texas, nos Estados Unidos, conseguiu atingir os 4,6 mil milhões de dólares em vendas.