O que é os utilizadores esperam dos serviços das operadoras? Relatório da GSMA responde

O estudo, conduzido pela Context Consulting, abordou 4.045 pessoas, na China, Índia, Espanha e Estados Unidos, sobre o uso dos serviços tradicionais de texto e voz oferecidos pelas operadoras móveis, bem como sobre os serviços de mensagens baseados na internet.

O relatório identificou um forte interesse em novos serviços avançados de mensagens geridos pela operadora, como pré chamadas, mensagens instantâneas, vídeos ao vivo, fotos em tempo real ou partilha de arquivos – ativados pelos Serviços de Comunicações Avançadas (RCS) e por Voz sobre LTE (VoLTE) e que funcionem em todos os dispositivos e redes, sem necessidade de fazer o download de uma aplicação.

Os serviços geridos pelas operadoras móveis foram os preferidos em comparação com os já existentes e os de mensagens baseados na internet, com 79% das pessoas entrevistadas, a afirmar que tal serviço seria relevante e 89% apontando-o como algo exclusivo.

“Embora os serviços de mensagens baseados na internet sejam incrivelmente populares, eles isolam e são fechados, pois exigem que os utilizadores façam o download de uma aplicação ao qual os seus contatos podem não estar conectados”, diz Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA.

O executivo da GSMA acrescenta, ainda, que as operadoras móveis têm um papel importante a desempenhar na oferta de serviços de mensagens seguras e de confiança que sejam interoperáveis, universais e funcionem diretamente em qualquer dispositivo e em qualquer rede.

“As operadoras devem atender a essa a procura por serviços de RCS e de VoLTE que, quando conectados com outras operadoras, permitam aos utilizadores alcançar qualquer um em qualquer rede e forneçam experiências surpreendentes de mensagens”, completa Sinclair.

O relatório destaca que os consumidores estão à procura de um único serviço de comunicação, que seja rico em recursos e que possa alcançar todos os seus contatos.

Nos quatro mercados estudados, os entrevistados estavam entusiasmados com a possibilidade de saber se uma ligação é ou não importante e, inclusive, de destacar o assunto da chamada. Os entrevistados também destacaram a possibilidade de usar o mesmo serviço de chamadas de voz em redes móveis e em redes Wi-Fi.

 

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

3 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

4 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

5 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

6 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

7 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago