O que é os utilizadores esperam dos serviços das operadoras? Relatório da GSMA responde

O estudo, conduzido pela Context Consulting, abordou 4.045 pessoas, na China, Índia, Espanha e Estados Unidos, sobre o uso dos serviços tradicionais de texto e voz oferecidos pelas operadoras móveis, bem como sobre os serviços de mensagens baseados na internet.

O relatório identificou um forte interesse em novos serviços avançados de mensagens geridos pela operadora, como pré chamadas, mensagens instantâneas, vídeos ao vivo, fotos em tempo real ou partilha de arquivos – ativados pelos Serviços de Comunicações Avançadas (RCS) e por Voz sobre LTE (VoLTE) e que funcionem em todos os dispositivos e redes, sem necessidade de fazer o download de uma aplicação.

Os serviços geridos pelas operadoras móveis foram os preferidos em comparação com os já existentes e os de mensagens baseados na internet, com 79% das pessoas entrevistadas, a afirmar que tal serviço seria relevante e 89% apontando-o como algo exclusivo.

“Embora os serviços de mensagens baseados na internet sejam incrivelmente populares, eles isolam e são fechados, pois exigem que os utilizadores façam o download de uma aplicação ao qual os seus contatos podem não estar conectados”, diz Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA.

O executivo da GSMA acrescenta, ainda, que as operadoras móveis têm um papel importante a desempenhar na oferta de serviços de mensagens seguras e de confiança que sejam interoperáveis, universais e funcionem diretamente em qualquer dispositivo e em qualquer rede.

“As operadoras devem atender a essa a procura por serviços de RCS e de VoLTE que, quando conectados com outras operadoras, permitam aos utilizadores alcançar qualquer um em qualquer rede e forneçam experiências surpreendentes de mensagens”, completa Sinclair.

O relatório destaca que os consumidores estão à procura de um único serviço de comunicação, que seja rico em recursos e que possa alcançar todos os seus contatos.

Nos quatro mercados estudados, os entrevistados estavam entusiasmados com a possibilidade de saber se uma ligação é ou não importante e, inclusive, de destacar o assunto da chamada. Os entrevistados também destacaram a possibilidade de usar o mesmo serviço de chamadas de voz em redes móveis e em redes Wi-Fi.

 

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

6 dias ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago

Microsoft lança novo Programa de Segurança para a Europa

Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…

2 semanas ago

Altice Labs obtém certificação TM Forum Gold Open API

O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…

2 semanas ago