Obstáculos legais “atrasam” desenvolvimento de automóveis autónomos

A NHTSA, maior agência de segurança rodoviária dos Estados Unidos, disse à Reuters que para que os carros autónomos sem volante e acelerador possam ser vendidos naquele país há obstáculos legais significativos que devem ser retirados.

Segundo aquela agência, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias (NHTSA, na sigla em inglês) está a trabalhar em novas diretrizes para Estados, legisladores e empresas sobre veículos autónomos.

As novas diretrizes deverão ser divulgadas em julho.

Gordon Trowbridge, porta-voz da NHTSA, disse que um novo relatório da agência divulgado na sexta-feira, mostrou que havia relativamente poucos obstáculos legais para o desenvolvimento de carros autónomos com controle humano. No entanto, revelou haver obstáculos potencialmente “significativos” para veículos autónomos que não tenham volante ou acelerador.

Os construtores devem cumprir quase 75 padrões de segurança automóvel, muitos dos quais foram escritos sob o pressuposto de que um motorista habilitado controlaria o veículo.

Diz a Reuters que os players participantes na corrida para a construção de carros autónomos alegam que as regras de segurança estaduais e federais estão a impedir os testes e o eventual desenvolvimento de tais veículos.