Categories: Data-StorageSoftware

Oculus processada por roubo de tecnologia

A fabricante de óculos de realidade virtual Oculus foi processada pela ZeniMax, por alegadamente ter-se apropriado ilegalmente de tecnologia patenteada e pelo roubo de segredos comerciais para o desenvolvimento dos seus óculos Rift. A produtora de jogos de vídeo disse que as violações rondam os milhares de milhões de dólares.

De acordo com a queixa submetida ontem pela ZeniMax num tribunal no Texas, a Oculus maliciosamente apoderou-se de sequências de código de computador registadas, segredos comerciais e conhecimento técnico, e aplicou-os sem o devido consentimento da ZeniMax, ferramentas estas que tem utilizado no desenvolvimento dos seus óculos de realidade virtual Rift.

Poucas semanas após o Facebook ter, em março, revelado as suas intenções para adquirir a Oculus por dois mil milhões de dólares, a ZeniMax enviou cartas para ambas as empresas acusando John Carmack, um programador que deixou a empresa em novembro do ano passado, de partilhar informação confidencial e tecnologia patenteada com a Oculus, onde ocupou o cargo de diretor de tecnologia.

“Não podemos ignorar a exploração ilegal de propriedade intelectual que nós desenvolvemos e que nos pertence, nem vamos permitir que apropriação indevida e qualquer outra infração saiam impunes”, assegurou o diretor executivo da ZeniMax Robert Altman.

No processo submetido, a Oculus é também acusada de, com a ajuda de Carmack, ter contratado vários antigos funcionários da ZeniMax que estavam na posse de dados confidenciais relativos aos projetos da empresa e às suas tecnologias.

Por seu lado, a Oculus declarou que “a ZeniMax não contribuiu para nenhuma tecnologia” da empresa. “A Oculus vai defender terminantemente as suas reivindicações”.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago