Ofcom quer continuar cortes em tarifas de terminação móvel

A entidade reguladora das telecomunicações britânicas Ofcom declarou hoje que está a considerar a aplicação de mais profundos cortes nas tarifas de terminação móvel a todas as operadoras, uma medida que poderá resultar na diminuição das chamadas telefónicas para os consumidores.

Estas tarifas são os custos pagos pelas operadoras pela realização de chamadas com as suas concorrentes, e que são umas das suas principais fontes de receitas.

O novo controlo a ser aplicado pela Ofcom às operadoras no Reino Unido deverá traduzir-se numa queda acentuada dos custos das chamadas telefónicas para os utilizadores móveis, pois quanto menos despenderem as operadoras em taxas de terminação móvel, mais reduzido será o preço das chamadas.

A Ofcom avançou que intenta que, até abril de 2017, as tarifas de terminação móvel se restrinjam a valores inferiores a 0,01 dólares por minuto.

Brian Potterill, diretor de políticas de competição da Ofcom, asseverou que os consumidores estão, neste momento, a beneficiar de um cada vez mais competitivo mercado de telecomunicações, que, ao longo dos últimos anos, tem sido redesenhado, o que tornou premente que a reguladora atentasse nestas tarifas e analisasse a sua legitimidade no atual panorama.

Estas reconfigurações foram consequência do aumento exponencial do volume do espectro de distribuição de serviços móveis, com a difusão da tecnologia 4G, cujas redes ainda somente servem banda-larga móvel de alta velocidade, mas que em breve, adivinha a Ofcom, serão utilizadas para fornecer serviços de chamadas telefónicas.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago