Ofcom quer continuar cortes em tarifas de terminação móvel

A entidade reguladora das telecomunicações britânicas Ofcom declarou hoje que está a considerar a aplicação de mais profundos cortes nas tarifas de terminação móvel a todas as operadoras, uma medida que poderá resultar na diminuição das chamadas telefónicas para os consumidores.

mobile chamadas

Estas tarifas são os custos pagos pelas operadoras pela realização de chamadas com as suas concorrentes, e que são umas das suas principais fontes de receitas.

O novo controlo a ser aplicado pela Ofcom às operadoras no Reino Unido deverá traduzir-se numa queda acentuada dos custos das chamadas telefónicas para os utilizadores móveis, pois quanto menos despenderem as operadoras em taxas de terminação móvel, mais reduzido será o preço das chamadas.

A Ofcom avançou que intenta que, até abril de 2017, as tarifas de terminação móvel se restrinjam a valores inferiores a 0,01 dólares por minuto.

Brian Potterill, diretor de políticas de competição da Ofcom, asseverou que os consumidores estão, neste momento, a beneficiar de um cada vez mais competitivo mercado de telecomunicações, que, ao longo dos últimos anos, tem sido redesenhado, o que tornou premente que a reguladora atentasse nestas tarifas e analisasse a sua legitimidade no atual panorama.

Estas reconfigurações foram consequência do aumento exponencial do volume do espectro de distribuição de serviços móveis, com a difusão da tecnologia 4G, cujas redes ainda somente servem banda-larga móvel de alta velocidade, mas que em breve, adivinha a Ofcom, serão utilizadas para fornecer serviços de chamadas telefónicas.