Opinião | Agora sim, com distância, analisamos o lado humano do Web Summit

Contudo gostaria de abordar este tema na vertente humana e não tanto na tecnologia per si. Também não tenho ideia de me debruçar sobre as mentes brilhantes que estiveram presentes e que gravitam neste setor, porque a ideia é escrever sobre o dia-a-dia do mercado, das suas reais necessidades, de quase pleno emprego no setor em algumas profissões, das dificuldades em recrutar e em reter.

Embora possa ter visto no Web Summit algumas empresas de recursos humanos que estão ligadas ao setor, acredito que mais pode ser feito,  não obstante, à imagem da existência de workshops técnicos e de espaços business, talvez se pudesse criar um espaço emprego para aproximar empresas e profissionais.  Uma das certezas com que saí do evento, após trocar impressões com muitos dos presentes, foi que grande parte estava com necessidade de recrutamento ativas.

O mercado nacional, cada vez mais apetecível para investimento estrangeiro no setor das TIs, juntamente com a crescente preocupação das empresas portuguesas em alavancarem o seu negócio com as ferramentas que os sistemas de informação proporcionam, têm contribuído para uma situação de quase pleno emprego em algumas profissões, nomeadamente às que ao desenvolvimento aplicacional dizem respeito.

Este cenário contribui para uma grande dificuldade das empresas em recrutar e as mais incautas em reter. É responsável ainda pelo aumento dos salários no setor. A normalização chegará no momento em que os vencimentos dos profissionais não poderão aumentar sob pena de afetar a rentabilidade dos projetos.

Existem medidas que urge serem tomadas para ajustar a oferta à procura: em primeiro lugar o ajuste dos cursos ligados a tecnologia, sendo necessário um aumento do número de saídas anuais. Em segundo anotaria o reconhecimento de alguns cursos tecnológicos que muitas vezes são utilizados ao abrigo do plano de reconversão profissional como uma mais-valia. 

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago