Oracle condenada a pagar 3 mil milhões à HP por servidores Itanium

Os processadores Itanium são fabricados pela Intel, e o caso começou quando a Oracle decidiu deixar de desenvolver software para ser usado nos servidores da HP baseados no chip. A decisão foi tomada em 2011 sob a justificação de que o processador estava a aproximar-se do fim do ciclo de vida; a Intel iria focar-se no chip x86.

O problema é que o acordo com a HP previa a continuação do suporte da Oracle para os servidores Itanium, sem o qual os equipamentos se tornariam rapidamente obsoletos. O julgamento começou em 2012, e nessa altura o juiz considerou que havia um acordo e este era válido. O estabelecimento da compensação milionária, de três mil milhões de dólares, foi feito por um jurado esta semana.

“A HP congratula-se pelo veredicto do jurado, que afirma o que a HP sempre soube e as provas demonstraram”, disse o vice presidente da HP,  John Schultz, em comunicado citado pela Reuters. O responsável sublinhou que a decisão unilateral da Oracle de deixar de desenvolver o software era uma quebra do contrato entre as duas empresas.

Pelo seu lado, a Oracle promete não ficar por aqui. “Agora que os dois julgamentos estão concluídos, pretendemos recorrer tanto desta decisão como da anterior” confirmou a advogada da empresa, Dorian Daley, em comunicado. A responsável afirmou ainda que a Oracle tem fornecido versões de todo o seu software para servidores Itanium desde 2012, altura da primeira decisão do juiz.

Este é mais um revés legal para a Oracle, que no final de maio perdeu o mega processo que tinha instaurado contra a Google por infrações relativas à linguagem de programação Java.

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago