Oracle expande oferta Cloud at Customer com novos serviços PaaS e SaaS

A tecnológica anunciou uma expansão significativa do leque de serviços disponíveis através da Oracle Cloud at Customer, que inclui pela primeira vez, serviços SaaS. Com as novas ofertas, a empresa quer ajudar as organizações na jornada para a nuvem.

Segundo a Oracle, a Cloud at Customer, lançado há cerca de 1 ano,  oferece às empresas todos os benefícios disponibilizados pelos Oracle Cloud Services, como agilidade, simplicidade, desempenho, escalabilidade e preço por subscrição, mas nos seus data centers.

A solução foi concebida para permitir que as empresas ultrapassem um dos principais obstáculos à adoção da nuvem, que está relacionado com  a localização do armazenamento da informação a nível da proteção da privacidade. Os novos serviços, únicos no mercado, fornecem recursos que permitem às empresas escolher onde devem estar localizados as suas aplicações e os seus dados.

“A Oracle Cloud at Customer é uma resposta direta e eficaz às barreiras ainda existentes no que toca à adoção da cloud, transformando estes obstáculos em oportunidades ao dar aos clientes a possibilidade de escolherem onde querem localizar os seus serviços cloud,” afirma, em comunicado, Thomas Kurian, president, product development da Oracle.

“Estamos a disponibilizar um serviço único que permite que os clientes usufruam de todos os benefícios oferecidos pelos serviços da Oracle Cloud, incluindo SaaS, PaaS e IaaS, tanto nas suas instalações como na nossa cloud. Os clientes podem usufruir de todos os benefícios das robustas ofertas de cloud da Oracle, nos seus próprios centros de dados, todas geridas e suportadas pela Oracle”, acrescenta o responsável.

A Cloud at Customer assenta numa plataforma com uma infraestrutura moderna de nuvem, que suporta Oracle Cloud,  baseada no hardware convergente da Oracle, software que define o armazenamento e as redes e no IaaS com níveis de abstração de primeira classe. A tecnológica gere e suporta totalmente as infraestruturas nas instalações dos clientes.

As novidades apresentadas ontem disponibilizam aos clientes acesso às principais categorias de PaaS, incluindo Bases de Dados, Desenvolvimento de Aplicações, Ferramentas de Análise, Big Data, Analytics, Integração de Dados e Aplicações, e Gestão de Identidades

Pela primeira vez a Oracle também disponibilizou através da Oracle Cloud at Customer, a possibilidade dos clientes consumirem serviços Oracle SaaS, tais como o Enterprise Resource Planning, Human Capital Management, o Customer Relationship Management e o Supply Chain Management. Tudo isto nos seus próprios centros de dados.

Com estas aplicações, a Oracle quer possibilitar que as empresas melhorem o seu desempenho e beneficiem de mais inovação, ao padronizarem os seus sistemas numa única plataforma que lhes permita modernizar as infraestruturas existentes e desenvolver novas aplicações.

Além disso, os clientes passam a poder aceder aos serviços da Oracle Cloud em todo o stack cloud, disponibilizados com base num modelo de subscrição diretamente gerido a partir da sua infraestrutura.

Outro anúncio foi a disponibilização do Oracle Big Data Cloud Machine, um sistema otimizado que oferece uma plataforma Hadoop e Spark com nós dedicados e a simplicidade das ofertas de cloud.

A empresa de Redwood City refere que esta solução já está a ser adotada pelos maiores líderes de mercado e em mais de 30 países. Entre as organizações que já usam a Oracle Cloud at Customer estão a AT&T, o Bank of America, a  HGlintt Healthcare, a City of Las Vegas, a Federacion Colombiana de Municipios, a NEC, a NTT Data, a Rakuten Card, a State University of New York, e o State Bank of India.