Oracle põe SPARC nas nuvens

A plataforma SPARC acaba de acolher uma série de novos recursos, avançou a Oracle em comunicado. Segurança avançada, eficiência e simplicidade do SPARC na cloud estão agora garantidas, diz a empresa norte-americana.

Desenvolvidos sobre o novo microprocessador SPARC S7, os novos recursos da plataforma SPARC incluem novos serviços cloud, engineered systems e servidores.

Apesar da maioria das vantagens oferecidas pela cloud pública serem cada vez mais evidentes, grande parte das empresas tem ainda que fazer a migração das suas cargas de trabalho para a cloud, devido às preocupações dos seus gestores com os temas do desempenho e da segurança, explica o comunicado.

Assim, e visando contribuir para a supressão destas preocupações e permitir que as empresas façam a migração para a cloud com toda a confiança, a nova plataforma SPARC da Oracle “foi concebida de raiz para otimizar a implementação das aplicações de negócio mais críticas e permitir a escalabilidade dos ambientes aplicacionais”, lê-se no comunicado.

A empresa explica ainda que os novos recursos adicionados à plataforma SPARC foram construídos sobre o novo microprocessador SPARC S7de 4.27 GHz e 8-core/64-thread com as funcionalidades da tecnologia Software in Silicon, entre as quais a Silicon Secured Memory e os Data Analytics Accelerators, que oferecem, diz a própria empresa, os níveis de eficiência per-core mais elevados do mercado, permitindo que as empresas corram todo tipo de aplicações na plataforma SPARC, independentemente da sua dimensão e com um custo idêntico ao dos produtos de TI mais básicos.

“Todas as aplicações comerciais e customizadas que já existam poderão correr sobre os novos serviços e soluções da plataforma empresarial SPARC sem qualquer alteração e com melhorias muito significativas a nível de segurança, eficiência e simplicidade”.

“Ainda estamos a viver as fases iniciais da adoção da computação na nuvem, e à medida que o mercado for adquirindo maturidade, as empresas migrarão cada vez mais cargas de trabalho para a cloud,” afirmou no mesmo documento John Fowler, executive vice president, Systems da Oracle. “Para permitirmos que os nossos clientes possam retirar todas as vantagens oferecidas pela próxima fase da computação na nuvem e visando impulsionar a inovação, reduzir custos e acelerar o crescimento dos negócios, estamos empenhados em disponibilizar serviços de nível empresarial com um historial de sucesso, como é o caso da plataforma Oracle SPARC, na Oracle Cloud.”