Orange Business Services faz parceria com Konetik na área de gestão de frotas

A Orange Business Services uniu-se em parceria com a Konetik, start-up com sede no Reino Unido, para o lançamento de uma solução plug-and-play para gestão de frotas. A solução permite que as PME´s possam gerir frotas de veículos de forma mais fácil e com menos custos.

A solução da Konetik incorpora um intuitivo e seguro equipamento que liga à porta de diagnóstico do veículo para aceder aos dados, como o consumo de combustível, a forma de condução, entre outras informações. Os dados são enviados para a cloud através de uma conexão direta. O gestor da frota pode, assim, aceder a esses dados através de um painel no computador para efectuar análises detalhadas e encontrar a melhor forma de gerir o negócio e as frotas.

A Orange Business Services está envolvida com a Konetik desde os primeiros dias do desenvolvimento do produto, fornecendo os cartões SIM que oferecem a conectividade de dados para a solução, juntamente com serviços que incluem a gestão de serviços e acesso a um portal de gestão dos SIMs.  De acordo com a Orange, os cartões oferecem aos utilizadores conectividade fidedigna e com baixo custo de roaming.

“Os carros geram uma grande quantidade de dados  que, acreditamos, podem beneficiar as PMEs na racionalização da gestão de frota a fim de auxiliar na tomada de decisões baseadas em dados, tornando todo o processo mais simples e menos demorado. Como uma start-up, é um benefício enorme ter o apoio contínuo da equipa de Orange Business Services e seus conhecimentos para fornecer aos nossos utilizadores a melhor experiência”, disse Balazs Szabo, CEO da Konetik.

Os benefícios da nova solução incluem a capacidade de monitorar o uso do veículo, que é especialmente importante quando os veículos estão a ser utilizados tanto para fins particulares quanto profissionais. O sistema pode também tratar de todas as rotinas administrativas, tais como a otimização das rotas, gestão de trabalho e detalhes de registo. Além disso, os motoristas podem aceder às suas informações por meio de uma aplicação no smartphone, que pode ajudá-los a aprimorar suas habilidades de condução e aumentar sua eficiência, refere a empresa em comunicado.

A Konetik vai lançar o novo serviço na Alemanha, que é a maior economia europeia quando se fala de automóveis e, posteriormente, irá disponibilizar a soluação na Áustria e na Suíça. Só após ter sido testada nestes 3 mercados, é que o serviço chegará ao resto da Europa. A empresa vai cobrar uma taxa única mensal pelo serviço, sem custos adicionais.

De conectividade, tanto móvel quanto fixa, a uma gama completa de serviços específicos para o mercado de carros conectados, a Orange Business Services tem experiência comprovada no apoio aos principais fabricantes e automóveis, tais como a Tesla Motors, Renault Group e a PSA Peugeot Citroën.