Organizações devem maximizar o investimento em aplicações móveis

Intitulado Growing the Digital Business: Spotlight on Mobile Apps, o estudo defende que a gestão das aplicações durante todo o seu ciclo de utilização ajuda a evitar o mau desempenho das mesmas, e assim impedir a frustração por parte dos clientes e uma fraca experiência de utilização. Além disso, pode ainda evitar falhas de segurança. Metade dos inquiridos (49%) afirma que a segurança é o maior desafio enfrentado na gestão e desenvolvimento de aplicações móveis. Depois da segurança, o segundo maior desafio citado foram os problemas de desempenho, como quando a app deixa de funcionar e os bugs (37%) encontrados. No entanto, pouco mais de metade (55%) admite recorrer a qualquer correção de bugs ou ferramentas que monitorizem a situação para ajudar a ultrapassar o problema.

“As empresas não andam a prestar toda a atenção necessária ao mundo das aplicações. Nove em cada dez entrevistados afirmou reconhecer a grande procura dos clientes por aplicações móveis, mas no entanto metade dos inquiridos sentem que as apps não podem ser protegidas da melhor forma, e apenas 45% deles têm relatórios dos riscos” disse em comunicado Abhijit Kabra, responsável global pela área de aplicações móveis na Accenture Digital-Mobility.

“De forma a obter melhores resultados das suas aplicações, as organizações devem fazer testes rigorosos antes do seu lançamento e garantir uma boa gestão do seu funcionamento quando estas já se encontram implementadas. Isto não só ajudará a assegurar a melhor experiência possível aos utilizadores, como também a garantir que os desafios de segurança são tratados como uma prioridade constante. Descobrimos que muitas empresas negligenciam o desenvolvimento das aplicações já existente, arriscando-se a desperdiçar o investimento já realizado”, referiu ainda o executivo da Accenture.

Os executivos esperam que as aplicações desempenhem um papel importante no seu negócio, aumentando o seu valor.

No entanto, menos de metade dos inquiridos admite estar a tirar vantagem das apps para melhorar a sua eficiência. Apenas 46% relataram o uso de apps de produtividade, e apenas 44% estão a utilizar apps como um canal de vendas, serviços ou informações ao cliente. Outras apps que possam representar grandes benefícios operacionais para as empresas, tais como as de formação e colaboração são utilizadas apenas em 35% das organizações, embora mais 38% dos não utilizadores admita adotá-las no espaço de dois anos.

O relatório da Accenture é baseado num inquérito realizado junto de cerca de 2.000 decisores em todo o mundo. Este estudo conclui que durante o processo de desenho e criação de uma app, apenas 52% das organizações incluem o feedback dos utilizadores nos seus testes e só 48% utilizam relatórios de utilização ou analytics para analisar os problemas das apps em tempo real.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

4 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

5 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

5 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

6 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

6 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 semana ago