Categories: Mobilidade

Pebble e eu, amigos para sempre

Quando vi o Pebble pela primeira vez, no pulso de um colega, desde logo tive uma boa impressão. Esteticamente é engraçado, o que quer queiramos quer não, é importante (e não, não é só por eu ser mulher), não é muito grande e nem sequer muito pesado, ao contrário de outros relógios inteligentes, ou “smart”, do mercado.

Mas atenção: este gadget não é propriamente um produto novo, apesar de em Portugal ser relativamente pouco conhecido. O projeto Pebble foi apresentado na plataforma de crowdfounding “Kickstarter” a 11 de abril de 2012 e em apenas um mês conseguiu arrecadar a bela quantia de 10 milhões de dólares. Isto quando inicialmente o promotor, Eric Migicovsky, tinha pedido 100 mil dólares para poder avançar com o projeto. Valor que foi alcançado nas primeiras… duas horas. O modelo básico custa atualmente 150 dólares e pode comprar-se online em https://getpebble.com/. (PS: Se digitarem mal vão parar a um site de “fotografias”…)

Ah e tal, mas não se vende em Portugal? Não. Ontem, pelas 17 horas, altura em que escrevia este texto, fui ao OLX e estavam dois à venda: um branco, por 150 euros e outro preto por 180 euros. Mas aconselha a comprar nos Estados Unidos? Se estiver disponível a pagar mais 100 euros pelo relógio, sim. Ah, mas esqueça os dias que o site diz demorarem para que o produto esteja nas suas mãos. Conte com mais uma semana e meia dúzia de chamadas para perceber afinal onde está o seu relógio. Aos 150 dólares tem de somar o transporte (25 euros) o IVA (28,21), mais qualquer coisa como 60 euros que a transportadora (neste caso, a DHL) cobra e que não vem especificado no momento da compra. Feitas as contas – e vá por mim que foi quanto paguei – o relógio custa 110 euros, mais 25 de transporte, mais 28,21 de IVA, mais 60 o que perfez, se a máquina não estiver errada, cerca de 223 euros.

Bem, mas afinal, e o relógio? Depois de ter chegado, apaixonamo-nos. O Pebble vibra e visualiza no display as chamadas recebidas, o objeto e o texto do email (Gmail e todos os endereços Imap), os SMS, as mensagens de iMessage (naturalmente só para iOS), os avisos de calendário, as mensagens de Facebook e Twitter, as condições de tempo, se tem mensagens no Whatsapp… Possibilita, ainda, controlar a reprodução de música e oferece três aplicações já integradas dedicadas a atividades desportivas: bicicleta, corrida e golfe.

Mas muito mais. Já está disponível a loja de apps do Pebble pelo que pode obter qualquer tipo de aplicações. Recordo que este relógio tanto funciona em Android como iOS, o que o distingue consideravelmente dos restantes produtos do mercado.

Mas dá para atender chamadas? Não. O Pebble apenas lhe dá conhecimento que está a entrar uma chamada. Para a atender tem de recorrer ao próprio telefone.

Mas é útil, o Pebble? Sim, depende obviamente do que esperamos do gadget. No meu caso, e estando a usá-lo há cerca de duas semanas, estou bastante satisfeita com o equipamento. Quando estou em entrevistas ou conferência consigo ler perfeitamente as sms e os emails que me enviam. Quando às chamadas, se considerar urgente saio da sala e atendo no telefone. De qualquer forma, não as iria atender naqueles espaços.

Um conselho. Escolha bem as notificações que quer no seu Pebble. É que se colocar os emails, as sms, os Facebook updates, os avisos do Whatsupp, os lembretes de calendário, tudo isso a vibrar constantemente no seu pulso, enquanto não se habituar mais parece que tem problemas motores. É que aquilo vibra…

As especificações técnicas são:

  • Ecrã de 144 x 168 pixels em e-paper branco e preto
  • Bluetooth 2.1+ EDR
  • 4 botões
  • Motor de vibração interna para alertas
  • Acelerador de três eixos com deteção de gestos
  • Compatibilidade com iOS 5.0 e Android 2.3
Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

20 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

2 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

7 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago