Nova portal ajuda a explicar conceitos teóricos a alunos do secundário

O Mobile Lab é uma nova plataforma interativa que pretende explicar de forma clara o funcionamento das comunicações móveis, ao mesmo tempo que permite aos alunos do ensino secundário consolidarem os seus conhecimentos de Matemática e Física.

O portal foi desenvolvido pela Vodafone Portugal, juntamente com o INOV-INESC, a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral da Saúde, apresentando-se como uma plataforma interativa de conteúdos que cruza a aprendizagem dos jovens na escola com os princípios do funcionamento de um sistema de comunicações móveis.

O objetivo da ferramenta é estimular os alunos a apropriarem-se dos conhecimentos abordados em alguns dos temas lecionados nas disciplinas de Matemática A e Física e Química A através da exploração de conteúdos multimédia.

O funcionamento das comunicações móveis é demonstrado através da aplicação de vários conteúdos da Matemática A e da Física e Química A. No caso da Matemática A, recorrendo ao Mobile Lab, os alunos podem aplicar e testar os seus conhecimentos nas áreas de estatística, trigonometria, probabilidades e funções, entre outros temas. Já em Física e Química A, os alunos podem encontrar “descodificados” conceitos como os de ondas eletromagnéticas, fibras óticas, digitalização e bandas de frequência.

Esta ferramenta inclui ainda uma área de acesso reservado a professores, com os conteúdos teóricos abordados e sugestões de exercícios adicionais.

O envolvimento da Vodafone Portugal com os diversos parceiros do projeto possibilitou a criação uma ferramenta valiosa para o ensino de alguns conceitos da Matemática e da Física, tornando possível visualizar diversos conceitos abstratos através da utilização das tecnologias de informação e comunicação.

A plataforma já foi testada em quatro estabelecimentos de ensino, tendo recebido diversas otimizações decorrentes das experiências de utilização dos alunos e professores que já estão a usufruir da ferramenta. Agora, o objetivo é implementar e alargar a utilização da plataforma à restante comunidade escolar do país.