Portugal lidera descida dos preços de comunicações na Europa

É a segunda maior descida na UE 27 sendo que os pacotes de comunicações, usados por 90,3% das famílias portuguesas, baixaram 2,2% e os serviços em internet fixa baixaram 5.3%.

Os dados mais recentes do EUROSTAT, referentes a novembro de 2021, demonstram  “uma forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas”.

Estes dados são especialmente significativos numa altura em que o IHPC teve um aumento mensal de 0,3% e homólogo de 2,6%.

Face ao mês anterior, o índice dos preços dos serviços de comunicações eletrónicas “caiu em Portugal 1,2%, sendo a segunda maior descida de preços na UE 27”.

Nos serviços em pacote, aqueles que as famílias portuguesas cada vez mais preferem, e que no final do 3T de 2021 já eram subscritos por 90 em cada 100 famílias (de acordo com dados da ANACOM, os preços “baixaram em igual período 2,2% enquanto na Europa se reduziram somente 0,1%”.

Nos últimos 36 meses, a competitividade do setor nacional sai reforçada, diz ainda a Apritel. Assim sendo, em média, o índice dos preços dos serviços de comunicações eletrónicas (que integra o IHPC) “reduziu-se em 2,8% enquanto na UE27 a redução foi de 0,9%”.

Nos últimos 12 meses manteve-se esta tendência, com os preços na UE27 a subirem 0.4% e em Portugal apenas 0,3%.

Relativamente aos preços dos serviços de internet fixa, no último mês, a queda foi de 5,3%, enquanto na UE a variação de preços foi nula.

Já a taxa de cobertura de redes fixas de alta velocidade aumentou, tendo atingido uma cobertura de 91,4% no 3T de 2021, “o que significou um crescimento de 5,6% nos últimos doze meses”.