Projecto português na área da saúde mental distinguido em Berlim

Chama-se Project Couch, tem sangue luso e acaba de ser seleccionado para integrar o Programa de Aceleração da Fastrack Bootcamp Digital Health Berlim que decorre de 7 de Novembro próximo a 17 de Fevereiro de 2017.

O Project Couch é uma startup que abraçou um projecto inovador que pretende ajudar a resolver os problemas de acesso a cuidados de saúde mental através de soluções tecnológicas, numa primeira fase em Portugal e posteriormente a nível europeu.

Para dar corpo e alma a este projeto estão o médico João Villas Boas, o também médico Gualberto Pastor, Suzana Durão  da área do marketing internacional e desenvolvimento de negócios e o engenheiro físico Nuno Ribeiro.

“A saúde mental é uma questão de saúde pública em toda a Europa. A luta contra o estigma e a dor que a doença mental causa é uma missão que nos apaixona. Acreditamos que é fucral dar ás pessoas informação e formas mais simples de acesso aos cuidados da saúde mental, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e integração social”, disse João Villas Boas.

A Startup Bootcamp for Digital Health em Berlim uma incubadora europeia de startups que apoia projectos transformadores no campo da saúde digital em que a saúde mental é uma das áreas prioritárias de inovação. Ao programa deste ano concorreram 516 projectos de todo o mundo, tendo o português Project Couch sido um dos dez seleccionados.

Como parte do programa é garantido o financiamento de 15 mil euros e o acesso a rounds de investimento que podem ir até aos 500 mil euros, para além de acesso a parceiros empresariais, mentorização e acompanhamento sectorial específico, e, ainda, apoio logístico.

Aliás, este projeto ganha particular relevância se tivermos em conta que Portugal é o segundo país a nível mundial com maior prevalência de sintomas de depressão, apenas ultrapassado pelos Estados Unidos e seguido pela Itália.

Estima-se mesmo que um em cada quatro pessoas em Portugal tem sintomas de depressão.