A Ingeniarius, em colaboração com a SILVAPOR e as instituições de investigação ADAI (Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial), ISR (Instituto de Sistemas e Robótica) da Universidade de Coimbra e a Universidade Americana Carnegie Mellon (CMU), lidera o consórcio de investigação que apresentou, no dia 4 de Maio, os resultados do Safeforest.
Trata-se de um projeto de três anos, desenvolvido no âmbito do Programa CMU Portugal e que tem como principal objetivo a prevenção de incêndios florestais através da utilização de plataformas terrestres (robôs) e aéreas (drones) semi-autónomas.
Em 2022, a Europa enfrentou o segundo pior ano em termos de área ardida e número de incêndios florestais desde 2006, tendo Portugal alcançado o terceiro pior registo da União Europeia, de acordo com dados da Comissão Europeia.
Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), registaram-se 2.454 incêndios rurais que provocaram a destruição de 7.604 hectares, o equivalente a três quartos da superfície do concelho de Lisboa.
De forma a contribuir para a redução destes números e ultrapassar as falhas dos sistemas existentes, o consórcio do projeto Safeforest desenvolveu um sistema robótico que permite o mapeamento das áreas florestais e a implementação de missões de limpeza dos terrenos florestais, de forma a reduzir o risco de incêndios florestais e dos custos associados aos mesmos.
De acordo com Micael Couceiro, CEO da empresa promotora do projeto “as plataformas terrestres e aéreas semi-autónomas desenvolvidas no âmbito do projeto possuem o potencial necessário para realizar missões de limpeza de terreno de forma mais rápida e precisa, em comparação com os métodos tradicionais. Estes robôs encontram-se dotados de software para localização, mapeamento e operação no terreno, integrados numa plataforma para a gestão e visualização dos dados extraídos, de forma a planificar eficazmente as missões de limpeza.”
Graças à utilização destes robôs móveis, é possível remover a vegetação redundante de forma eficiente e segura, reduzindo o risco de incêndios florestais.
Além destas mais-valias, os sistemas de navegação autónoma desenvolvidos dotam os robôs terrestres da capacidade de navegar semi-autonomamente.
O Projeto Safeforest – Semi-
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