Categories: InovaçãoProjetos

Protótipo de detetor de incêndios florestais vence Prémio FAQtos 2017

Os alunos desenvolveram um dispositivo detetor de fumo que pode ser instalado no topo de árvores e postes de eletricidade e envia alertas, através de SMS com coordenadas de localização, às autoridades locais contribuindo para uma resposta mais rápida das mesmas em caso de incêndio. Além do mais, o projeto inclui um site de sensibilização e explicativo da solução, que contribuiu para a obtenção do 1º lugar. Os vencedores ganharam um cheque de 1.500 euros e ofertas das entidades promotoras da iniciativa FAQtos.

Em 2º lugar destacou-se o trabalho “Radiofrequências – da Teoria à Prática”, de alunos da Escola Profissional Mariana Seixas (Viseu), que propôs a construção de um microcontrolador Arduino como unidade central de processamento para comunicar em radio-frequência com diferentes periféricos e ajudar a informar o grande público sobre a exposição à radiação eletromagnética de equipamentos de comunicações móveis.

O 3º classificado  foi o projeto ‘BiSafe… Uploading’, em representação da ES de João de Deus (Faro) com o projeto “In(formação) do Consumidor e Segurança Alimentar: Biotoxinas nos Bivalves”. Os participantes criaram uma aplicação de controlo sanitário para dispositivos móveis, que informa os consumidores sobre a eventual presença de biotoxinas acima dos valores regulamentares nos bivalves apanhados nos sistemas costeiros de qualquer parte do país.

Exceção nesta edição foi a atribuição de uma Menção Honrosa ao grupo ‘CPI’ da Escola Profissional Instituto de Educação Técnica (Lisboa), com o trabalho “Colete para Invisuais”, que desenvolveu um protótipo de colete indicador de obstáculos, com notificações vibratórias geradas por um sistema microcontrolador com sensores de ultrassons, para auxílio a invisuais.

O júri avaliou os finalistas e atribuiu os prémios com base um conjunto de critérios que incluíram a integração do tema “Aplicando as RF”, a originalidade dos trabalhos, a qualidade do relatório final, a capacidade crítica e de análise do projeto, o envolvimento com o estabelecimento de ensino e a avaliação global do trabalho.

O Prémio FAQtos 2017 teve uma total de 62 grupos de participantes, provenientes de 35 escolas secundárias de todo o país, dos quais foram apurados os 9 finalistas.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago