PT: Há quem queira comprar mas será que a Oi quer vender?

Para já não. “Até à presente data, não existe decisão visando à alienação de seus ativos em Portugal” é o que se pode ler no comunicado tornado público pela operadora brasileira.

pt

Em pleno processo de fusão, já de si agitado, entre a Oi e a PT, foram surgindo rumores de que a operadora brasileira estaria preparada para vender a portuguesa. A coisa tornou-se mais séria quando a Bloomberg noticiou de forma mais concreta o interesse da francesa Altice que estaria a preparar um takeover sobre a Portugal Telecom.

Na verdade, poderá haver uma conjugação de vontades. Da parte dos franceses, de fortalecerem a sua presença em mercados onde têm posição minoritária e da parte dos brasileiros de poderem entrar na corrida para a consolidação do mercado do seu país que tem vivido grandes movimentações nos últimos tempos.

De fato, o bilionário Patrcik Drahi, maior accionista da Altice declarou, no mês passado, numa reunião com investidores, que a estratégia da empresa passaria por apostar nos mercados onde já está presente tal como Portugal (onde detém participação na Cabovisão e na Oni) ou Bélgica, ao passo que a Oi tenta fugir ao interesse da Telecom Italia procurando juntar parceiros para contra-atacar e adquirir a participação dos italianos na TIM, segunda maior operadora no Brasil.

Até ver, estas movimentações estão a beneficiar a cotação em bolsa da PT. A sessão de hoje, a terceira consecutiva em que a empresa valorizou, fechou com as acções a valerem pouco mais de um por cento, cifrando-se em 1,647 euros. Mas lembremos que, no início do ano, este valor era de 3,127 euros o que significa que a Portugal Telecom já desvalorizou quase 50% desde então.

Aguardemos pelas cenas dos próximos episódios…