Qualcomm nomeia ex-executiva da Motorola para cargo de CIO

A Qualcomm anunciou a nomeação de Mary Gendron para o cargo de CIO (Chief Information Officer) e vice-presidente sénior, em substituição de Norm Fjeldheim, que deixou a empresa em dezembro após 17 anos ao seu serviço.

A nova CIO vai reportar diretamente ao vice-presidente executivo e diretor financeiro George Davis. Mary Gendron terá a missão de liderar a organização global de TI da Qualcomm em colaboração com a equipa de gestão executiva e de negócio.

“Gendron traz mais de 25 anos de liderança e experiência nas TI, com especialidade no desenvolvimento e execução e estratégias focadas no talento, serviços e planos numa variedade de indústrias”, diz a Qualcomm, em comunicado. A responsável “liderou organizações complexas”, levando à implementação de estratégias de negócio próativas, acrescenta a empresa.

O executivo a quem Gendron vai reportar, George Davis, salienta também a importância da sua experiência e liderança, que trazem “novas oportunidades” num novo contexto organizacional. “A Mary tem um percurso comprovado de parceria com as organizações para entender as suas necessidades ao mesmo tempo que lidera novos projetos para melhorar a eficiência operacional”, completou.

Gendron estava até agora na Hospira, uma farmacêutica que também fabrica aparelhos médicos, num cargo equivalente ao que vai ocupar na Qualcomm. Nessa posição, foi responsável por “desenvolver e executar todos os elementos da estratégia e programas globais de TI” da empresa.

Mary Gendron, licenciada em Engenharia Mecânica pela Universidade McGill, no Canadá, foi gestora de tecnologia na Motorola, antes de a empresa ser separada em duas com posterior venda da divisão móvel à Google e entretanto à Lenovo. Também passou pela Nielsen e pela Bell Canada, antes de entrar na Celestica International como CIO.