Categories: Cloud

Ramiro Manso é o novo Head of Generative AI da Keepler

A Keepler Data Tech anunciou a nomeação de Ramiro Manso, líder da área de Dados da empresa, como responsável de tecnologias de IA Generativa.

Entre os objetivos deste cargo, inserido na área de Dados, incluem-se, orientar a estratégia da empresa em torno da IA Generativa, liderar a capacitação técnica e promover essas tecnologias junto dos clientes.

“A IA Generativa é uma evolução da inteligência artificial que nos apresenta enormes possibilidades. Ela quebrou limitações, como a falta de dados para treinar modelos, e está a acelerar significativamente os desenvolvimentos”, comentou Ramiro Manso.

 “Na Keepler, vemos esta tecnologia como uma terceira disrução no recente universo da IA, tal como o impulso que o Machine Learning teve por volta de 2010, ou o impacto na visão computacional (principalmente) e no processamento de linguagem natural por volta de 2016 com o deep learning”, sublinhou ainda o mesmo responsável.

A Keepler vê esta tecnologia como uma peça-chave para os próximos anos, em igualdade com a disrução causada pela computação em cloud pública no mercado há apenas 20 anos.

A IA Generativa impactará um grande número de casos de uso e necessidades das empresas, diz ainda a Keepler: geração de texto, extração de entidades, pesquisa, geração de imagens, áudio e vídeo, geração de código, classificação, entre outras.

Entre as medidas para consolidar a sua posição de liderança nesta área, além da nomeação de Manso para manter a empresa na vanguarda, a Keepler está a apostar fortemente na capacitação de seus profissionais.

Para isso, está a trabalhar na criação de uma nova skill dentro da sua fórmula salarial, que reconhecerá salarialmente os profissionais que contribuírem com esse valor para a empresa, por meio de conhecimento e experiência.

A Keepler tem vindo a desenvolver projetos de IA Generativa para os seus clientes há já algum tempo, graças a tecnologias gerativas como Transformers, GANs e Variational Autoencoders.

Entre eles incluem-se implementações em sistemas de recomendação de e-commerce para aumentar a click-through rate e ajudar na navegação por milhares de produtos, ou na geração de imagens sintéticas para treinar modelos na ausência de imagens originais suficientes.

Bit Magazine

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

2 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

4 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

5 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

6 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago