Red Hat compra CoreOS

A Red Hat comprou a empresa CoreOS, empresa em especializada em desenvolvimento Kubernetes e soluções nativas para containers, por um preço de aquisição de 250 milhões de dólares. A aquisição da CoreOS por parte da Red Hat tem como propósito alargar a visão da empresa permitindo que os clientes construam qualquer aplicação e a implementem em qualquer ambiente com a flexibilidade proporcionada pelo open source.

Ao combinar as capacidades complementares da CoreOS com o portfólio Kubernetes baseado em containers da Red Hat, incluindo o Red Hat OpenShift, a Red Hat pretende acelerar a adopção e o desenvolvimento da sua plataforma de cloud híbrida do sector para aplicações modernas.

À medida que as aplicações se mudam para ambientes de cloud múltipla ou híbrida, um número cada vez maior de organizações está a usar containers para construir, implementar e mover aplicações de forma mais fácil de, para e entre clouds. A IDC salientou: “Estão em curso avanços substanciais na adopção, simplificação e portabilidade da cloud. A procura da cloud continua a crescer, e as empresas agora prevêem que a arquitectura cloud vai dominar os seus gastos nos próximos muitos anos. Com a sofisticação crescente dos containers, os clientes procuram fornecedores de plataformas de aplicações que os ajudem a usar containers para fazer a transição e alargar as aplicações de produção existentes de modo a serem úteis numa cloud pública ou privada.”

A CoreOS é a criadora da CoreOS Tectonic, uma plataforma Kubernetes preparada para as empresas que fornece operações automatizadas, permite portabilidade entre fornecedores de cloud privada e pública e se baseia em software open source. Também disponibiliza o CoreOS Quay, um registo de containers preparado para as empresas. A CoreOS também é conhecida por ajudar a impulsionar muitas das inovações open source que estão no centro das aplicações containerizadas, incluindo Kubernetes, área em que é uma das principais contribuidoras; Container Linux, uma distribuição Linux leve criada e mantida pela CoreOS que automatiza as actualizações do software e é agilizada para executar containers; etcd, a loja de dados distribuídos para Kubernetes; e rkt, um motor de container de aplicações, doado à Cloud Native Computing Foundation (CNCF), que ajudou a impulsionar o actual padrão Open Container Initiative (OCI).

A Red Hat foi uma das primeiras a abraçar os containers e a orquestração de containers. Com a aquisição da CoreOS a empresa ganha uma dimensão e capacidade de desenvolvimento de software open source, com enorme dimensão, transmitindo ao mercado elevados de níveis de confiança e operacionalidade. Marcando assim uma posição forte e acompanhando as tendências reais do mercado de soluções Cloud.