Red Hat vai adquirir Codenvy para reforçar a sua oferta na cloud

A Red Hat assinou o acordo final de aquisição da Codenvy, com vista a aumentar o seu portfólio de desenvolvimento de aplicações nativas da cloud. Os valores do negócio não foram divulgados.

As ferramentas de desenvolvimento nativas da cloud da Codenvy vão passar a integrar as soluções da Red Hat para ajudar os programadores a criarem aplicações para ambientes de cloud híbrida.

“Graças ao impulso cada vez maior rumo à transformação digital e ao uso de plataformas tecnológicas, incluindo apps, como vantagem empresarial estratégica, o papel do programador nunca foi tão importante. Porém, a inovação acelerada através de um desenvolvimento ágil requer uma nova abordagem e novas ferramentas. Temos o prazer de adicionar as ferramentas de desenvolvimento nativas da cloud e os espaços de trabalho contentorizados da Codenvy ao já abrangente portfólio de soluções da Red Hat para construir apps modernas e nativas da cloud, de modo a contribuir para um maior sucesso dos programadores”, afirmou Craig Muzilla, vice-presidente sénior, Application Platforms Business, Red Hat.

A Codenvy, fundada em 2013, é baseada em Eclipse Che, ambiente cloud de desenvolvimento integrado open source (IDE) e servidor de espaço de trabalho para programadores, ecossistema no qual a Red Hat já estava a colaborar desde o ano passado.

A fornecedora combina runtimes, projectos e um IDE numa ferramenta de programação nativa da nuvem executada em leves contentores Linux, que permite que vários programadores colaborem no mesmo espaço de trabalho. 

“A nossa abordagem ao desenvolvimento baseada em contentores alinha-se com o foco da Red Hat em melhorar as funcionalidades de segurança, fiabilidade e desempenho das suas ofertas de contentores. Juntarmo-nos à Red Hat abre oportunidades para expandirmos o nosso alcance entre os programadores, dando-lhes ferramentas modernas para construir apps contentorizadas a partir do browser”, indicou Tyler Jewell, fundador e CEO da Codenvy, líder do projecto Eclipse Che.

Segundo a Red Hat, os planos são tornar o Eclipse Che e a Codenvy centrais na sua estratégia de ferramentas e integrá-la no OpenShift.io, o ambiente de desenvolvimento colaborativo, que permite a criação de soluções contentorizadas e baseadas em micro-serviços, implementadas em ambientes de cloud híbrida.

A transacção está sujeita às habituais condições de fecho e, de acordo com a empresa, espera-se que não tenha qualquer impacto material nas directrizes da Red Hat para o seu primeiro trimestre nem para o ano fiscal.