Categories: Data-StorageNegócios

Registo de domínios .PT tem novas regras

O DNS.PT revelou as novas regras de registo de domínios .PT, que entrarão em vigor a partir do próximo dia 16 de Junho. As mudanças surgem na sequência da Associação DNS.PT ter assumido o papel de Registry de .PT, sendo necessário efetuar as alterações formais daí decorrentes.

Entre as novas regras, destaque para a adaptação das disposições interpretativas no que respeita a limitações referentes a nomes de âmbito geográfico e a adaptação da regra relativa à proteção dos novos gTLDs. Foram também realizadas alterações no que toca às disposições relativas a domínios com processo arbitral em curso.

A partir de 1 de Novembro, com as novas regras do registo de domínios .PT, será também retirada a proibição do registo de domínios diretamente sob .PT com menos de três caracteres. Existem aproximadamente 2305 novas combinações possíveis, excetuando os 246 ccTLD’s pré-existentes e os domínios já registados, como por exemplo: cp.pt; ua.pt. Note-se que o registo de domínios com dois caracteres já foi permitida, estando vedada desde 2001.

“Estas novas regras resultam de um processo de discussão onde participou ativamente o Conselho Consultivo de DNS.PT, e traduzem, na sua essência, um clarificar de conceitos e uma adaptação formal que cumpria realizar. A novidade é, sem dúvida, a abertura do registo a domínios com dois caracteres, existindo combinações bastante apetecíveis, como ex.pt, i9.pt, já.pt, nó.pt, ou.pt e pc.pt. Estamos expectantes sobre a reação do mercado, que esperamos positiva”, refere Luísa Gueifão, presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT.

Pode conhecer todos os detalhes das novas regras neste link.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 dia ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

6 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago