Renesas deverá continuar cortes laborais

A fabricante de chips japonesa Renesas poderá ainda eliminar mais postos de trabalho, parte integrante de uma estratégia de reestruturação substancial através da qual a empresa intenta redirecionar o seu foco de ação, fazendo incidi-lo sobre os seus moribundos segmentos automóvel e industrial, que nos últimos tempos têm vindo a representar significativas perdas.

renesas

Apesar de reforma organizacional estar já nos seus derradeiros estágios, alguns passos estão ainda por dar, sendo um deles a venda de algumas centrais de produção.

O diretor executivo Hisao Sakuta, que também se senta na cadeira do presidente da eletrónica, disse acreditar que, em consonância com os planos da empresa, o número de funcionários da Renesas poderá ainda exceder o necessário, alvitrando que estarão iminentes mais despedimentos.

A empresa nipónica reduziu já a sua força laboral em dez mil trabalhadores, e no decorrer dos últimos quatro anos fiscais acumulou 3,3 mil milhões de dólares em perdas líquidas.

Sakuta avançou que pretende reavivar as vendas dos seus segmentos automóvel e industrial, ao mesmo tempo que encaminhará os seus recursos tecnológicos para o desenvolvimento de, por exemplo, serviços de navegação automóvel internos e sistemas de segurança automática.

Na semana passada, a Renesas revelou um chip concebido especialmente para veículos self-driving, que dispensam um condutor.

Depois de ter vendido uma central de produção de chips localizada no norte do Japão à Sony, a Renesas deverá, embora não se saiba ainda quando, passar para as mãos da Synaptics a sua subsidiária, e fornecedora da Apple, Renesas SP Drivers, num negócio que estima-se que chegue aos 475 milhões de dólares.