Resultados da IBM desapontam…mas não muito

A International Business Machines avançou que os resultados para o segundo trimestre, apesar de dececionantes, superaram as estimativas dos analistas, o que fez com a CEO Ginni Rometty ficasse mais perto de atingir os lucros objetivados.

Embora as receitas tenham sofrido a nona queda trimestral consecutiva, uma quebra de dois por cento, que as colocou no patamar dos 24,4 mil milhões de dólares, a IBM avançou que as perdas no segmento de servidores e mainframes e em mercados como o brasileiro e o chinês não foram tão catastróficas como as que se registaram no primeiro trimestre.

Não obstante a redução das receitas, os resultados ainda assim conseguiram superar as estimativas dos analistas, que haviam previsto uma perda maior que arrastaria as receitas da empresa norte-americana para a casa dos 24,1 mil milhões de dólares.

Rometty espera que o terceiro e quarto trimestres deste ano a catapultem para mais perto dos seus objetivos para o desempenho da IBM, ao mesmo tempo que a tecnológica nova-iorquina está ainda a tentar moldar-se à migração para a computação cloud que tem afetado toda a indústria.

A IBM tem tentado acompanhar este novo paradigma, mediante o qual os utilizadores cada vez mais querem que os seus dados e programas informáticos sejam armazenados em redes de computação cloud.

Esta tendência veio em grande escala sabotar a procura pelos servidores e mainframes da IBM, dificultando, mas não tornando impossível, a caminhada da empresa em direção aos seus objetivos.

Até 2015, a IBM está a contar atingir os 20 dólares por ação, tendo em 2010 apenas conseguido chegar aos 11,67 dólares.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago