Retalho móvel: 7 dicas para transformá-lo no centro da sua estratégia

Com o início do ano ainda recente, temos a oportunidade de fazer novas e ousadas previsões, além de também projetar novas soluções. 2017 será o ano em que os clientes poderão finalmente ser ‘mobile-only’. E vale lembrar que nos últimos três anos, ouvimos falar muito de ‘mobile-first’. O telemóvel estará no centro de qualquer nova organização iniciada em 2017.

Mas e aquelas organizações já estabelecidas? A previsão otimista é que este ano serão móveis tanto para os seus clientes como para as suas operações de retalho.

Para os consumidores é evidente que o comércio móvel é o canal que mais cresceu, tendo em vista que 31% de todo o retalho online em 2016 era móvel. E as previsões indicam que chegará a 50% em 2017 caso os retalhistas resolvam alguns impasses no caminho para a compra, ao mesmo tempo em que se torna hiper personalizado.

Pensando nisso, enumeramos alguns itens indispensáveis que transformarão o mobile o centro da sua estratégia retalhista:

Aquisição: invista fortemente na estratégia de marketing com notificações push, e tanto quanto investe em anúncios móveis de social media. Isso porque tanto as notificações push quanto as redes sociais têm um dos mais altos índices de cliques, e tudo por serem altamente personalizados. Por isso, aplique todo o seu marketing digital nestes dois segmentos!

Pesquisa de produto: em 2016 tudo era sobre ‘Alex’, ‘Ok, Google’ e ‘Oi, Siri’. Estudos sobre produtos no retalho indicam que em 2017 tais pesquisas serão integradas com Inteligência Artificial, ou através dos próprias aplicações de retalho, que usarão pesquisas. Imagine a fazer isto: ‘Siri, pede por favor, a mesa da cozinha que eu estava a pesquisar no Ikea, mantimentos semanais no St. Marchê, e um pijama tamanho G na Modalfa’, e de repente tem tudo isto à sua porta.

Checkout: Arquivar endereços de entrega e faturação, informações de cartão de crédito e finalmente validar que tudo está correto, foi assim em 2016. Agora integre com o pagamento móvel para oferecer um checkout simples via “um clique”. Sendo necessária uma única verificação biométrica, pois as carteiras da Apple e da Google já armazenaram todas as informações necessárias. De qualquer forma, ainda é preciso descobrir como atualizar informações automaticamente quando os cartões expiram ou os clientes mudam.

Assistência ao cliente/pós-venda: Obtenha todas as respostas do atendimento ao cliente via chatbots. Estes podem ser usados via texto, e-mail ou até mesmo no chat de aplicações. No caso de tais consultas se tornarem muito complexas, ainda podem haver assistentes tradicionais disponíveis. Para apoiar a economia que é apenas móvel, os retalhistas terão que investir em inventários em tempo real e capacitar os seus revendedores com pontos de venda móvel, além de garantir as capacidades que também irão assegurar uma sofisticada experiência personalizada do cliente na loja.

Inventário em tempo real: Para uma experiência on-the-go contínua, não seria possível criar movimentos de inventário em tempo real sem a Internet da Coisas, uma cadeia de fornecimento digital e checkout sem atritos. Por exemplo, a Impinj é o provedor de apoio da Amazon Go, que afirma fornecer 99% de dados de inventário precisos. Com tal exatidão e disciplina, perder vendas devido a faltas no stock, pode tornar-se uma coisa do passado.

Ativação de revendedores: Empresas como a retalhista Tulip tem associado o melhor da mobilidade, com excelência operacional e foco em fornecer uma experiência atraente na loja aos revendedore, transformando e enriquecendo assim a experiência do cliente final. A Tulip oferece um conjunto de ferramentas excepcionais, um mPOS omni-channel (solução de ponto de venda mobile) totalmente integrado, e o melhor de todas as novas lojas pode ser trazidas rapidamente sem qualquer infraestrutura de loja cara. Por ter tanto poder no bolso de um associado, a organização tem mais disponibilidade, reduzindo assim o tempo de espera e criando uma experiência personalizada ao cliente dentro da loja.

Este será o ano transformador para os retalhistas, aqueles que decidirem fazer da experiência do cliente o núcleo do seu DNA, tornando a mobilidade uma peça central da sua estratégia, irão prosperar e garantir uma boa vantagem sobre os concorrentes.