De abril e junho, foram vendidos, em todo o mundo, 330 milhões de smartphones, de acordo com um estudo da Gartner.
No segundo trimestre, a chinesa Huawei registou um aumento de 46% nas vendas de smartphones, devido a fortes vendas fora do mercado doméstico e à comercialização de dispositivos 4G na China. Assim, a sua quota no mercado mundial de smartphones subiu 1,7 pontos percentuais.
Por outro lado, a rival sul-coreana Samsung perdeu 4,3% da sua cota e viu as suas vendas caírem 5,3%, mesmo depois de ter lançado o seu Galaxy S6, que perde terreno para os telemóveis de amplos ecrãs da Apple.
Falando da marca da maçã mordida, os resultados, no segundo trimestre, foram positivos. As vendas de iPhones cresceram 36% e conseguiu ganhar 2,4% de quota de mercado. Na China, foram vendidos cerca de 12 milhões de iPhones, um aumento de 68% face a 2014.
O mercado chinês de smartphones, considerado o maior do mundo, tem vindo a perder parte da sua força para mercado emergentes, como o da Índia. Os analistas acreditam que o setor chinês dos smartphones atingiu um ponto de saturação, o que é comprovado pela diminuição do ritmo de vendas no país. Contudo, perto de 30% das vendas destes dispositivos são realizadas na potência asiática.
Anshul Gupta, diretor de investigação da Gartner, afirma, de acordo com a Mobile World Live, que o investimento no segmento premium pode ser a solução para reanimar o mercado chinês dos smartphones, que tem preferência por dispositivos de gamas baixa e média.
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