Esta “Smart Rock City” vai buscar inspiração ao conceito de cidades inteligentes, que passam não só por soluções tecnológicas que aumentam a eficiência mas também sustentabilidade ambiental (e económica). A Vodafone é a patrocinadora principal do Rock in Rio e investiu em “soluções de cariz tecnológico e inovador, nunca antes aplicadas num evento de música e entretenimento.”
No total foram desenvolvidas cinco soluções que permitem monitorizar, em tempo real, as áreas mais críticas para o pleno funcionamento do festival, indica a operadora. O projeto também permitirá criar condições para “uma melhor gestão dos processos e infraestruturas existentes, e otimização dos recursos para futuras edições.”
As várias soluções têm como denominador comum um sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) da Vodafone, desenvolvido em parceria com a empresa portuguesa SSA Dynamics, que estará instalado no centro de controlo operacional do Rock in Rio Lisboa, o espaço a partir do qual são geridas todas as operações do festival. O GTC agrega e disponibiliza toda a informação recolhida pelos sensores, em tempo real, emitindo sinais de alerta para prevenir eventuais incidentes.
“Este projeto vai permitir melhorar ainda mais a experiência dos milhares de visitantes que todos os dias de evento visitam o recinto”, afirma Ricardo Acto, diretor de operações do Rock in Rio. “Além disso, o Vodafone Smart Cities vai permitir à equipa do Rock in Rio Lisboa identificar oportunidades de melhoria para uma gestão mais eficiente e sustentável nas próximas edições.”
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