Rocket Internet indica que seu portfólio valorizou 47% após IPO

A controladora de startups alemã informou que o último valor do seu conjunto de investimentos em comércio eletrónico cresceu em 2,3 mil milhões de euros, ou 47%, ao final de junho.

A avaliação ocorre nove meses após a sua oferta inicial de ações, em outubro de 2014. De acordo com documentos emitidos pela companhia, o último valor de portfólio da Rocket totalizou 4,85 mil milhões de euros em 30 de junho, acima dos 2,6 mil milhões registados em 2 de outubro último.

A investidora iniciou dezenas de negócios bastante diversificados dentro do setor de comércio eletróônico e plataformas de mercado online, para a venda de produtos de moda a refeições, com a meta de replicar o sucesso de concorrentes como a norte-americana Amazon e a chinesa Alibaba, em mercados emergentes dos continentes africano, latino-americano e também asiático.

A companhia havia anunciado no último mês a intenção de captar até 4,5 mil milhões, investimento necessário para auxiliar os planos de compra e participação em novas startups, além da expansão das fatias de propriedade da Rocket, em iniciativas das quais já é sócia.

A maior parte do valor da empresa está empenhado em 10 empresas do portfólio, consideradas mais maduras e por isso tidas como “vencedoras comprovadas”, que juntas são avaliadas em 3,4 mil milhões de euros, segundo dados oficiais.

*Amauri Vargas é jornalista da BIT no Brasil