Salesforce Einstein: chegou o CRM com Inteligência Artificial

Pouco tempo depois de anunciar a plataforma de inteligência artificial Einstein, a Salesforce está a disponibilizar o primeiro CRM com IA a todos os seus clientes em vendas, serviços, marketing, comércio, entre outras.

Parte da nova versão Spring ‘2017 e o 52º grande lançamento da Salesforce em 18 anos, o Einstein já está a ser usado por clientes em experiências mais inteligentes e impactantes e por desenvolvedores, que estão a incorporar a inteligência artificial (IA) à última geração de aplicações de CRM.

“Com a disponibilização do Salesforce Einstein a milhões de utilizadores, a líder mundial em CRM também será o CRM mais inteligente do mundo”, comemora Alex Dayon, presidente e CPO da Salesforce. “O Einstein democratiza a Inteligência Artificial, permitindo que todos alcancem novos níveis de produtividade e acelerem o crescimento diretamente com os produtos que usam diariamente”.

A Salesforce também anunciou o Einstein Vision, um novo conjunto de API avançadas que permite que programadores de vários níveis de habilidades incorporem o reconhecimento de imagens à CRM e criem aplicações com IA rapidamente. O produto revela informações presentes em fotos e ajuda a detectar níveis de inventário e qualidade de produtos e a identificar tendências de consumo e preferências de clientes. Agora, qualquer desenvolvedor pode usar classificadores de imagens treinados, ou treinar os seus próprios classificadores, para lidar com uma grande variedade de casos de uso de reconhecimento de imagem.

O CEO da empresa, Marc Benioff, esteve em Las Vegas esta semana para participar do IBM InterConnect e falar um pouco mais da parceria com a gigante precisamente em inteligência artificial. A Salesforce e a IBM anunciaram recentemente uma colaboração histórica entre as plataformas Einstein e Watson, que permitirá avanços mais rápidos para ambas.

A Salesforce está também a iniciar agora o programa Salesforce Incubator, que reúne um grupo de 15 startups internacionais durante cinco meses para desenvolver apps potencializados pelo Einstein.

A Salesforce defende que a plataforma é diferente porque não exige um grande esforço de personalização e uma equipa imensa de cientistas de dados; possui algoritmos incorporados diretamente à Plataforma Inteligente de Sucesso do Cliente da Salesforce que são fornecidos pelas aplicações e fluxos de trabalho já utilizados diariamente por milhões de utilizadores do CRM.

Potencializado pela aprendizagem automática avançada, aprendizagem profunda, lógica analítica preditiva, processamento natural de linguagem e descoberta inteligente de dados, o Einstein oferece inteligência diretamente no contexto empresarial. E, por ser integrado à plataforma Salesforce, os clientes podem personalizar os seus modelos de IA de acordo com as suas necessidades.

O Sales Cloud Einstein, que inclui o Einstein Opportunity Insights, Einstein Account Insights e Einstein Activity Capture, é disponibilizados em conjunto por 50 dólares mensais por utilizador com a Sales Cloud Enterprise Edition ou versões superiores. A solução recomenda ações para ajudar os representantes de vendas a priorizar as suas atividades diárias e a interagir com o cliente certo na hora certa.

Já no Service Cloud Einstein, o Supervisor Insights combina o Omni-channel Supervisor com o aplicativo de lógica analítica Service Wave da Analytics Cloud e com o Einstein Data Discovery. O Service Wave é disponibilizado a 75 dólares mensais por utilizador e o preço do Einstein Data Discovery é baseado no volume de dados e no número de utilizadores.

Outras ofertas são a Marketing Cloud Einstein, Commerce Cloud Einstein, Analytics Cloud Einstein, Community Cloud Einstein e Einstein Vision.